Acontece no APUBH

APUBHUFMG+ denunciou o risco de ruptura da Democracia no Brasil, em programa da CONTEE

A professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, foi a convidada do programa CONTEE Conta, que foi ao ar na última segunda-feira (05/09). O encontro online, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), colocou em debate a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, organizada pela Faculdade de Direito da USP. E na esteira da repercussão desse e de outros documentos contra o golpismo do governo Bolsonaro, foram abordados os reflexos para as eleições de outubro. A conversa foi conduzida pela jornalista Táscia Souza e pelo professor Gilson Reis, coordenador-geral da CONTEE. Assista ao registro do programa no canal da CONTEE: https://youtu.be/ndDBLQHaubo

Há cerca de um mês, no dia 11 de agosto, as comunidades acadêmicas de diversas universidades em todo o país protagonizaram atos em defesa do Estado democrático de Direito, em que ocorreram a leitura pública da carta da USP. O documento conta com mais de um milhão de signatários, incluindo sindicatos, centrais sindicais, artistas, intelectuais e o APUBHUFMG+. Aqui em Belo Horizonte, o sindicato integrou a manifestação na Faculdade de Direito da UFMG, onde também foram lidas a nota pública em defesa do sistema eleitoral, do TSE e da democracia, publicada pela Faculdade de Direito da UFMG, e o Manifesto à nação em defesa da Democracia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No mesmo dia, o APUBH integrou a leitura pública da carta, na Casa do Jornalista, juntamente com várias entidades representadas e movimentos sociais.

O texto publicado pela USP retomou o espírito da Carta aos Brasileiros, lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior, no território livre do Largo de São Francisco daquela universidade, em 1977. A leitura, realizada em plena ditadura civil-militar, foi um marco no enfrentamento ao regime ilegítimo que, na época, oprimia o país. A exemplo dos eventos que levaram à publicação da carta há 45 anos, o Brasil atravessa, atualmente, um novo risco de ruptura democrática, como denunciou a presidenta do APUBHUFMG+.

Em sua fala no debate, a professora Maria Rosaria chamou a atenção para a ampla adesão de universidades e de outras entidades ao movimento. Ela apontou que a publicação do documento teve ampla repercussão junto à sociedade, o que deu mais visibilidade à preocupação com a Democracia. Ainda de acordo com a docente, apesar do desdém contido nas falas do presidente, ficou nítido o abalo que a mobilização nacional causou no governo Bolsonaro. Contudo, apesar dos avanços, a sindicalista acredita que é preciso agir com cautela e, acima de tudo, dar continuidade à mobilização. “Só escrever as cartas é insuficiente”, advertiu a professora. E completou: “todos nós temos que ter no horizonte que estamos vivendo uma ameaça golpista, a cada vez que o governo Bolsonaro ataca as instituições e o Estado Democrático de Direito”.

A presidenta do APUBHUFMG+ reforçou a necessidade de intensificar o diálogo com a população, para que a mobilização tenha resultados nas próximas eleições. Nas palavras da professora: “nós temos que lutar para que a voz do povo, nas urnas, seja respeitada”. Além disso, ela pontuou que a conscientização em torno da defesa da Democracia também precisa reverberar na escolha dos representantes públicos. Diante dos retrocessos impostos pelo avanço do neoliberalismo no país, é preciso que elejamos pessoas, de fato, comprometidas com as necessidades da população.

Já o coordenador-geral da CONTEE alertou para o embate ideológico, que se trava no atual cenário do país. “Nós estamos em um processo de luta política”, definiu Gilson Reis. Para ele, este é um momento histórico, que ocorre “o enfrentamento de um golpe de Estado, de retrocessos sociais violentos, de desemprego, de miséria, de fome”. O professor apontou, ainda, o papel da carta em defesa da Democracia, no processo para “refundar” o Estado Democrático de Direito. Nesse sentido, ele destacou a importância de envolver a população nessa luta, uma vez que “a unidade e a mobilização popular são o que podem garantir avanços numa sociedade como a nossa, a sociedade brasileira”.

É preciso denunciar e fazer frente ao crescimento do autoritarismo e dos planos golpistas do governo Bolsonaro. Nesse sentido, esse espaço de debate, promovido pela CONTEE, representou um passo de grande importância, dentro da jornada de mobilização e articulação do sindicato. O APUBHUFMG+ segue em luta permanente por Democracia e por eleições livres.