Acontece no APUBH

APUBHUFMG+ com você: sindicato promoveu ação de mobilização e interação com docentes no CP

APUBHUFMG+ com você, uma tarde no CP | Foto: Lara Marques.

O APUBHUFMG+ promoveu, na tarde de 5 de setembro, uma nova iniciativa de mobilização e interação junto às professoras e aos professores da UFMG. Desta vez, estivemos no Centro Pedagógico (CP), no campus Pampulha da UFMG, para a realização da ação “APUBHUFMG+ com você”.

A diretoria do APUBHUFMG+ atualizou os filiados sobre o andamento de nossas pautas de luta – em especial, a campanha salarial do funcionalismo público federal. O sindicato esteve presente, ainda, com a sua Assessoria Jurídica e o seu Núcleo de Acolhimento e Diálogo (NADi). Além de apresentarem o trabalho que desenvolvem junto à categoria, os profissionais desses dois setores ficaram à disposição dos docentes para realização de atendimento, no local, aos interessados.

Durante a realização da ação, foram trazidas à tona as demandas próprias que afetam os docentes dessa unidade acadêmica. Os professores do CP chamaram a atenção, por exemplo, para o fato dessa parcela da categoria possuir um tipo de carreira que se distingue em relação à maioria dos professores da universidade. Uma vez que o CP se caracteriza por ser uma unidade da UFMG dedicada à educação básica, os professores desta unidade possuem Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Portanto, estão em situação a parte dos professores que possuem vínculo como magistério superior. Essa situação acarreta, como levantado pelos presentes, na fragilização das condições de trabalho dessa parcela da categoria. Afinal, os professores EBTT estão submetidos a regras diferenciadas, no que diz respeito à remuneração, carga horária, entre outros aspectos.

Prosseguindo com o compromisso de lutar pelos direitos da categoria, o APUBHUFMG+ se propõe a aprofundar a compreensão sobre as especificidades dessa situação, em sintonia com os professores EBBT e o suporte de sua assessoria jurídica,  para que possamos, assim, construir, coletivamente, formas de intervir sobre essa realidade.

Cabe destacar, ainda, os aspectos pedagógicos que afetam as condições de trabalho na unidade, assim como os  que afetam a saúde física e mental dos professores. Nesse sentido, o sindicato também dispõe de seu núcleo de acolhimento e diálogo, para acompanhar as demandas que afetam a categoria no CP.

A ação também contou com momentos para relaxar.  Ao longo da tarde, os professores tiveram acesso a sessões de quickmassage, e para finalizar a ação, no início da noite, os presentes se reuniram no pátio do CP para a “Resenha de afetos”. Esse foi um momento de integração, para tomar um café e conversar enquanto acompanhavam uma apresentação musical de voz e violão. Além dos docentes, também participaram estudantes e TAEs da unidade.

Em breve, o APUBHUFMG+ promoverá novas ações nas unidades acadêmicas. Acompanhem nas redes sociais, no site e no informativo semanal do sindical para saber sobre as próximas datas do APUBHUFMG+ com você. A presença de cada professor e de cada professora nessa atividade é fundamental! A nossa luta é construída, coletivamente, com o protagonismo de cada trabalhadora e de cada trabalhador que compõe a categoria.