Acontece no APUBH

APUBHUFMG+ através do NADI participa da XI Semana de Saúde Mental da UFMG

Participe da roda de conversa “Produtivismo, Adoecimento e Pesquisa”, no dia 18 de maio (quinta-feira), das 13h30 às 15h, no Espaço do Conhecimento da UFMG.

Com o tema Saúde Mental é Democracia, a XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG acontece entre os dias 15 e 19 de maio e, novamente, o Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBHUFMG+ – NADI – marcará presença. Para discutir saúde e trabalho no cotidiano docente na UFMG, o Núcleo promoverá a discussão “Produtivismo, Adoecimento e Pesquisa” no dia 18 de maio (quinta-feira), das 13h30 às 15 horas no Espaço do Conhecimento da UFMG.   De acordo com  a divulgação  do site da XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, “esta roda de conversa se propõe a discutir aspectos fundamentais da atuação no ensino superior na UFMG, as quais reverberam a literatura sobre saúde mental e trabalho em outras Universidades, tais como a experiência de sobrecarga diante de demandas que vão além do tripé ensino, pesquisa e extensão, relatos de assédio e abuso moral em relações administrativas e acadêmicas no cotidiano de trabalho e formas de adoecimento e sofrimento na prática docente sob a égide do produtivismo acadêmico”.

Participam desta atividade os integrantes do APUBH-NADi:  Solange Cervinho Bicalho Godoy, professora da Escola de Enfermagem e Coordenadora do Núcleo; Maria Stella Brandão Goulart, professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Ricardo Augusto de Souza, professor da Faculdade de Letras; Marcos Vinícius Bortolus, professor da Escola de Engenharia e Francisco de Paula Antunes Lima, professor da Escola de Engenharia e o psicólogo do trabalho, Maurício Rodrigues.

A exemplo dos outros anos, em 2023, o APUBH NADi participou das etapas de construção da Semana de Saúde Mental, inclusive das reuniões de definição da programação e da temática central.  Confira aqui a programação: https://www.ufmg.br/semanasaudemental/prog/