APUBH UFMG+ presente no 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN
No fim de semana dos dias 12 e 13 de novembro ocorreu o 14º Conselho Nacional de Associações Docentes – CONAD Extraordinário do ANDES-SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. O evento aconteceu na Universidade de Brasília (UnB) e contou com o tema “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”. Para representar o APUBHUFMG+, estiveram presentes a presidenta do Sindicato, professora Marisa Barbato, e a vice-secretária Elaine Machado.
No sábado (12) aconteceram as plenárias de Abertura e de Instalação pela manhã e, no período da tarde, a Plenária do Tema I, com a atualização do debate sobre Conjuntura e Movimento Docente. O dia foi finalizado no Ato em defesa da democracia e pela luta antirracista no Brasil: Com Racismo, não há democracia, que aconteceu na Praça Chico Mendes, também na UnB. O movimento aconteceu em resposta às ameaças e ações antidemocráticas executadas por apoiadores de Jair Bolsonaro após sua derrota nas urnas no último mês.
Já no domingo (13), ocorreu a plenária do tema II – “CSP – Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”, no qual houve a discussão sobre a permanência do ANDES-SN na CSP-Conlutas. Após deliberação da plenária, foi aprovada a decisão de encaminhar ao 41º Congresso do Sindicato Nacional, que ocorrerá em fevereiro de 2023, a decisão sobre a desfiliação da Central Sindical e Popular CONLUTAS – CSP – CONLUTAS. Para Jennifer Webb Santos, 3ª tesoureira do ANDES-SN, em matéria publicada no site do sindicato nacional “a plenária garantiu um amplo debate entre os participantes e possibilitou expressar a pluralidade de opiniões e de argumentos que nós temos dentro do Sindicato e a nossa compreensão sobre a importância da entidade estar filiada a uma central sindical. E, nesse momento, democraticamente o Sindicato entende que é hora de indicar ao próximo congresso a sua desfiliação da CSP-Conlutas. Esse debate é fruto, inclusive, de um debate que a nossa base vem fazendo ao longo de um processo histórico da construção do ANDES-SN. E, manifestado aqui hoje, foi justamente isso: a síntese de todas as posições que vêm da base, das nossas seções sindicais e que são fundamentais para a construção da história do nosso sindicato”, finalizou a tesoureira.
Com dados divulgados na página do ANDES-SN