Acontece no APUBH

APUBH UFMG+ divulga resultado final do Edital de Solidariedade

Prazo para submissão de projetos foi encerrado no dia 15 de outubro

Em 16 de agosto deste ano, o APUBH UFMG+ publicou o Edital de Solidariedade, conforme deliberação das Assembleias Ordinária e Extraordinária do APUBH UFMG+ do dia 30 de março de 2021 para a política de solidariedade do sindicato neste ano.  Em ambas as assembleias, os filiados e as filiadas definiram a destinação de R$ 225 mil reais (duzentos e vinte e cinco mil reais) para o referido edital.

Durante o prazo para submissão de projetos, foram apresentados 18 projetos. Cada entidade interessada em participar do edital poderia apresentar um projeto ou pedido de apoio no valor máximo de 35 mil reais (trinta e cinco mil reais). Um conjunto de 11 projetos foram aprovados total ou parcialmente, conforme o disposto no critério 10 do edital: “A diretoria do APUBH UFMG+ reserva-se o direito de atendimento parcial de solicitação de apoio ou pedidos”.

Confira a lista das entidades e os respectivos projetos aprovados:

  1. Instituto Cidadania, Educação e Cultura – ICEC / Abraçando o Concórdia: todos pela diminuição da vulnerabilidade social e econômica.
  2. MOB/MG Movimento de Organização de Base de Minas Gerais / Campanha Panela Cheia, Vida Digna
  3. Comunidade Santo Antônio-Comuna SA – Pontos Populares de Trabalho: Trabalho, renda e autonomia para vencer a pandemia. / Pontos Populares de Trabalho: Trabalho, renda e autonomia para vencer a pandemia.
  4. Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário / “Salve nossa ancestralidade, cultura e religião! Salve Congado e Umbanda!” – Projeto de Apoio aos Festejos dos Congados e Religiões de Matriz Africana
  5. Associação dos Agricultores Familiares, Artistas e Artesãos da Região da Serra do Cipó/Mercadinho Tá Caindo Fulô / SAÚDE VIVA -Viveiro de Plantas Medicinais e do Cerrado.
  6. Cooperativa Solidária dos Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste – Coorpesol-Leste/ Núcleos Lixo Zero – Horizonte associativo e sustentável no enfrentamento à incineração de resíduos sólidos urbanos
  7. Instituto de Promoção e Desenvolvimento social Tucum/ Rede comunitária de soberania alimentar e nutricional
  8. Projeto Minha Quebrada/ Projeto Minha Quebrada
  9. Rede de Solidariedade e Justiça Social / Periferia Viva: arte, cultura e comida no prato!
  10. Associação comunitária de moradores do bairro Guarujá/ esperançar: formação solidária e geração de trabalho e renda para catadoras/es de materiais recicláveis
  11. Cursinho Popular Conceição Evaristo / Cursinho Popular Conceição Evaristo

A avaliação dos projetos ou pedidos de apoio ocorreu à medida em que foram submetidos, obedecido o prazo de até 30 dias informado no edital.  Todos os projetos aprovados apontaram em suas propostas “a contribuição das ações a serem realizadas para a defesa de direitos políticos, humanos, sociais, econômicos, culturais ou ambientais, bem como para o enfrentamento das crises humanitária e sanitária instauradas pelo modo como o governo federal tem lidado com a pandemia da COVID-19”, atendendo ao 5º critério do edital. Ressalta-se que alguns projetos, apesar de atenderem a todos os critérios, não foram contemplados, porque na data do seu envio os recursos financeiros destinados para o edital já se encontravam esgotados.  Confira o arquivo (Resulta Final do Edital de Solidariedade 2021 APUBH (1)) com a prestação de contas da distribuição dos recursos por entidade contemplada.