APUBH UFMG+ convida docentes a assistirem: PORCO SOLIDÃO (Espetáculo teatro, performance e vídeo)
Porco Solidão[1]
A arte é um direito de todo ser humano. Vamos nos reinventar a partir das cinzas? Resistindo, na luta pela vida!(RobersonNunes)
O APUBH promove no dia 01/07/21, quinta-feiraàs 20 horas, a apresentação da peça Porco Solidão. Trata-se de uma criação coletiva, com atuação, dramaturgia e edição de vídeo de Jeane Doucas, Marcelo Miyagi e Roberson de Souza Nunes, professor do Centro Pedagógico da UFMG. A arte, como nos lembra o professor Roberson Nunes, “é um direito de todo ser humano. Nós, professores e pesquisadores, precisamos dar espaço à criatividade e revitalizar nossas energias a partir da valorização da arte e de nossa cultura, ampliando nossa qualidade de vida e nossos direitos humanos de sermos livres e felizes, mesmo diante do caos, da doença e da morte. Vamos nos reinventar a partir das cinzas? Resistindo, na luta pela vida!”. A linguagem de Porco Solidão transita entre o teatro, a presença virtual performática e o vídeo, mesclados com cenas gravadas, o que segundo seus idealizadores, possibilita que os acontecimentos, “se sucedem como num caleidoscópio de significados, e que permite ao espectador interagir com as cenas através do chat do youtube”.A peça trata da “condição transitória e solitária do ser humano frente a situações que parecem comuns, mas que revelam a estranheza e as angústias que atravessam o nosso cotidiano. A busca por um significado para nossas vidas nos lança em um redemoinho de ações, sentimentos e pensamentos, que procuram reinventar a solidão existencial de cada um de nós, sobretudo neste momento histórico da humanidade, marcado por uma pandemia mundial.Como o ser humano pode se recriar diante da sua condição mais íntima, diante dos seus sonhos, com a sensação de estar trancafiado? O que uma pessoa pode fazer entre a sua sala e a sua cozinha, entre o seu banheiro e o seu quarto, na sua janela, na sua varanda? Haveria possibilidade de descobrir novos sonhos ou mergulhos em objetos pessoais, livros, fotografias, eletrodomésticos? O que os objetos podem nos dizer ou o que você pode dizer da sua própria vida a partir de seus objetos? Tais indagações surgem para os artistas, criadores desta obra, a partir da surpreendente situação a qual todos fomos acometidos”. Porco Solidão, espetáculo virtual experimental,percorre as angústias criadas pela pandemia da Covid-19, sem perder de vista as inquietudes, o riso e a poesia que nos cerca em nossos cotidianos. Esperamos por vocês! Aguardem o envio do link da Plataforma.
[1] A arte inserida nessa página, assim como as citações que aparecem em itálico no corpo desta matéria, fazem parte do folder de apresentação e divulgação do espetáculo assinado por seus idealizadores – Jeane Doucas, Marcelo Miyagi e Roberson de Souza Nunes.