Acontece no APUBH

APUBH UFMG+ conversou com a categoria sobre os problemas e perspectivas da aposentadoria

Essas questões foram colocadas em debate em Live do Grupo Aposentar, dentro da programação em comemoração ao mês das Professoras e dos Professores e ao primeiro ano da Gestão Travessias na Luta.

Na tarde da última quinta-feira (14/10), o APUBH UFMG+ realizou uma live para conversar com a categoria docente sobre o tema “Problemas e perspectivas da aposentadoria”. Esta foi a primeira edição das Jornadas do Aposentar, projeto promovido pelo Sindicato, por meio do Grupo Aposentar. Assista ao vídeo da live, na íntegra, clicando no link a seguir: https://youtu.be/-CTRlBOfB84

Para conversar sobre o tema, o Sindicato recebeu a presidente da Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP/UFMG), Magda Veloso, os integrantes da atual gestão do sindicato, Sebastião Lira e Lízia Maria P. Ramos, que fazem parte da Diretoria Setorial Articulações e Mobilizações Políticas, e Marly Nogueira, Vice-Diretora de Finanças, e Virgínia Valadares, do Colégio Técnico (COLTEC/UFMG).

A abertura da atividade online foi realizada pela professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBH UFMG+. Ela destacou a atenção especial, da atual gestão do sindicato, para com os docentes aposentados e aposentandos da universidade, “que são parte da nossa história, da história da UFMG e que são uma riqueza para todos nós”. E completou: “queremos ter por perto, para aproveitar da experiência e de tudo que podem e sabem ensinar”. Nesse sentido, ainda de acordo com a docente, o sindicato vem realizando várias ações voltadas a essa parcela da categoria, como a criação do Grupo Aposentar e a articulação com a OAP.

A professora Marly Nogueira explicou que as Jornadas do Aposentar têm o objetivo de problematizar a questão da aposentadoria docente. De acordo com ela, esse é um espaço para que as professoras e os professores compartilhem as experiências e as perspectivas, sendo um ponto de partida para que se possa refletir sobre “essa fase da vida de cada um de nós – quem ainda chegou, quem chegou agora e quem já está há algum tempo”.

Mês das Professoras e dos Professores

A transmissão da live faz parte da programação de atividades do APUBH UFMG+ em comemoração ao mês das Professoras e dos Professores, celebrado no dia 15 de outubro. A data também marca o primeiro ano da Gestão Travessias na Luta, eleita para a gestão do APUBH UFMG+ no biênio 2020/2022.

Ao longo do mês de outubro, o Sindicato promoverá uma série de ações, em ambiente virtual e também presencialmente. Participe destes momentos de confraternização, debates, atividades culturais e, sobretudo, de necessária e imprescindível resistência e luta contra o retrocesso e em defesa dos direitos da categoria, da educação gratuita, publica e de qualidade social, dos servidores públicos e do serviço público.

Confira a programação completa: https://bit.ly/3mR5IVf