Acontece na APUBH

APUBH realiza mesa redonda sobre a reforma empresarial da educação

 

Na última quinta-feira, 07/11/2019, o APUBH e o Projeto de Extensão “Contradição: Formação do Pensamento Crítico” realizaram a Mesa Redonda “A Reforma Empresarial da Educação”. O evento ocorreu no Auditório 01 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (FACE/UFMG). O convidado principal foi Luiz Carlos Freitas, professor emérito da Unicamp e um dos intelectuais brasileiros mais conhecidos por sua produção acadêmica e ativismo político orientados pela luta contra a destruição do sistema público de educação.

Atuaram como comentadores da fala do Prof. Luiz Carlos, os também professores Helder F. Paula (pela diretoria do APUBH) e Fábio Garrido (pela diretoria do SindUTE/MG), além de Paula Lorrane Rodrigues Silva (pela diretoria da União Nacional dos Estudantes). Valeria Morato, professora da Rede Particular de Ensino e Presidenta da CTB-MG também esteve presente.

Professores e estudantes da UFMG, professores da Rede Municipal de BH e da Rede Estadual de MG participaram do evento e enriqueceram ao apresentarem questões para a mesa, depoimentos e pontos de vista.

Uma das grandes contribuições do debate foi a interpretação dos atuais ataques à educação pública e democrática como parte de uma crise política e social que ocorre no Brasil e no mundo. Essas duas crises, por sua vez, foram caracterizadas como efeitos de uma crise econômica sistêmica do Modo de Produção Capitalista.

Outra grande contribuição do debate foi uma caracterização pormenorizada da racionalidade neoliberal que norteia as reformas empresariais da educação no Brasil e no mundo. Essa racionalidade substitui a noção de justiça baseada em direitos para outra noção baseada no mérito. Desde esse ponto de vista, iniciativas do Estado para a garantia de direitos sociais, como a Educação, passam a ser interpretadas como injustiças contra os “pagadores de impostos” que seriam obrigados a “sustentar o fracasso e a incompetência daqueles que não conseguiram se inserir no mercado”.

O evento foi gravado em áudio e vídeo e pode ser assistido no canal de Youtube da FACE/UFMG, por meio do link https://youtu.be/xKZHwrmD7Co. Assista e compartilhe!