Acontece no APUBH

APUBH promove Roda de Conversa com docentes do ICA em Montes Claros

Conversa foi precedida de visita aos gabinetes dos professores e das professoras do ICA para reforço do convite para a atividade e distribuição material de mobilização para a assembleia do dia 10/03 e para o Dia Nacional de Lutas em 18/03

Docentes do ICA/UFMG, o 2º vice-presidente do APUBH, professor Hélder Figueiredo e Paula e a advogada do Escritório de Sarah Campos e da assessora jurídica do APUBH, Luísa Santos participaram na quarta-feira, 04/03, de uma roda de conversa. Reunidos no Auditório do Bloco C, eles conversaram sobre as medidas do Governo que ferem a autonomia universitária e podem reduzir nossos salários,bem como sobre a Assembleia do dia 10/03 e o Dia Nacional de Lutas em 18/03.

Na reunião, Helder fez uma exposição inicial sobre o primeiro item da pauta da Roda de Conversa e relatou a última reunião ocorrida entre o sindicato e a Reitora para discutir as medidas do governo. Na exposição, ele deu exemplos de como os recentes ofícios do MEC e as Propostas de Emenda à Constituição (PEC’s) do “Plano Mais Brasil” afetarão a carreira docente e a universidade. O conteúdo dessa fala de abertura está contemplado no Tabloide que o APUBH distribuiu esta semana como forma de mobilização da categoria para a assembleia do dia 10/03 e do dia Nacional de lutas em 18/03.

Os docentes expressaram grande preocupação com o impacto das mudanças propostas nas PECssobre os servidores que já compõem o serviço público em virtude do conceito de direito adquirido.As dúvidas foram respondidas pela advogada LuísaSantos que, além de respondê-las, explicou que ainda há informações suficientespara reduzir a insegurança jurídica associada às PECs.

A reação aos ataques do governo, mencionados no tabloide e em outras mídias do sindicato, foi outro motivo de preocupação dos docentes. O professor Ernane RonieMartins afirmou que o excesso de notícias ruins estava adoecendo os docentes. Sobre isso, as professoras LeidivanAlmeida Frazão e Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo apresentaram uma proposta de difusão de uma contranarrativa pela “grande mídia”. O 2º vice-presidente do APUBH, professor Hélder Figueiredo e Paula problematizou a questão ao mencionar as informações sobre a adesão dos “barões” da mídia ao programa de desmonte do Estado e dos Serviços Públicos, bem como da censura realizada pela mídia comercial sobre anúncios orientados por uma contra narrativa popular e contrária ao discurso hegemônico veiculado pela mídia.

De acordo com Hélder, a censura envolve a cobrança de um alto preço para difusão de matérias admitidas apenas no formato de publicidade e a exigência feita por alguns veículos de leitura e aprovação prévia dos textos enviados para publicação. Helder falou, ainda, sobre a proposta apresentada pelos docentes presentes na Roda sobre uma ação nas redes sociais com os mesmos recursos usados por aqueles que hoje atacam o serviço público, os direitos trabalhistas e sociais. Ressaltou que quem detém a tecnologia e os recursos para fazer ações de grande amplitude nesses veículos de comunicação por meio de robôs com inteligência artificial têm os mesmos interesses políticos da grande mídia. Sendo assim,para fortalecer nossa contra narrativa nas redes sociais foi apresentada e discutida a ideia de promover oficinas sobre uso de redes sociais em brigadas de comunicação formadas por docentes, trabalhadores e suas entidades.

AGE e Greve Nacional

Na reunião deliberou-se que os professores e as professoras do ICA/UFMG acompanharão, via transmissão por Facebook e uso do telão disponível no auditório do Bloco C, a Assembleia Geral Extraordinária convocada para o dia 10/03.  Foi decidido também que, caso se repita a baixa participação em uma assembleia multicampi com transmissão online, os professores do ICA  tentarão reunir, posteriormente, um grupo maior de pessoas para deliberar sobre a adesão da unidade à Greve do dia 18 se ela vier a ser aprovada na assembleia do dia 10/03. e em eventuais manifestações marcadas em outros locais da cidade. O APUBH informará aos docentes do ICA sobre a organização dos atos e manifestações por outras entidades sindicais e populares de Montes Claros.

A informação de que há uma grande mobilização de movimentos populares e sindicais para a greve nacional do dia 18/03 deu ânimo aos presentes. Uma boa quantidade de tabloides foi deixada no ICA para que os docentes que participaram da Roda de Conversa fizessem um trabalho de convencimento com seus pares, bem como com TAE´s e estudantes do campus. Eles solicitaram o envio de outros materiais orientados para o dia 18/03. Pediram que os materiais cheguem com antecedência suficiente para eles se organizem e participem de manifestações em Montes Claros. Os materiais mencionados foram faixas, camisas e panfletos.

Reivindicações

Terminados os pontos de pauta que constavam na chamada para a Roda de Conversa, a maioria dos docentes fez reivindicações sobre o PEP (Ponto de Encontro de Professores) localizado ao lado do Campus do ICA em Montes Claros e construído durante a diretoria que compôs a gestão anterior. Helder respondeu que levaria os pleitos à diretoria. Houve também reivindicações sobre a volta de atendimento jurídico presencial em Montes Claros e sobre a contratação de contador para assistir os filiados na elaboração do Imposto de Renda Pessoa Física, que deve voltar a ocorrer nos mesmos moldes do ano anterior.

O APUBH UFMG+ distribuiu esta semana um informativo, em formato tablóide, como forma de mobilização da categoria para a assembleia do dia 10/03 e do dia Nacional de lutas em 18/03. Clique aqui para acessar o material.