APUBH participou da semana de mobilização para o 31⁰ Grito dos Excluídos e Excluídas
No dia 1º de setembro, o APUBHUFMG+ participou na Praça 7, centro de BH, das atividades da semana de mobilização para o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas. Organizada pelo Fórum das Centrais Sindicais, a atividade envolveu a montagem da Tenda da Democracia para coleta de votos para o Plebiscito Popular e a panfletagem de material informativo sobre a consulta.
Desde o dia 1º de julho, em todo o país, ocorre uma grande mobilização do povo brasileiro para a participação no Plebiscito. O APUBHUFMG+ tem participado ativamente e realizou, desde julho, várias visitas às unidades acadêmicas da UFMG para coleta de votos da comunidade universitária, em parceria com o Sindifes e o DCE. Além disso, esteve presente em ações promovidas por outras entidades representativas dos servidores públicos e por coletivos populares.
Essa semana de mobilização é emblemática, visto que a pauta do Plebiscito: o fim da escala 6×1 e a taxação dos super ricos, foi incorporada à pauta do Grito dos Excluídos e das Excluídas. Com o lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia” e o tema “Vida em Primeiro lugar”, o Grito tem ainda 6 eixos principais: “1) ecologia, meio ambiente, mudanças climáticas; 2) democracia e soberania, 3) renda, economia, trabalho, dívida pública; 4) políticas públicas a partir do paradigma ecológico; 5) panorama internacional das migrações; 6) comunicação em nosso favor”.
Em BH, no dia 07 de setembro, a concentração do Grito dos Excluídos e Excluídas começa às 09h, na Praça Raul Soares. Participe. Não fique calado, grite! Aproveite e vote também no Plebiscito. O presidente do APUBHUFMG+, professor Helder de Paula, convida a comunidade universitária para o 31º Grito das Excluídas e dos Excluídos. Assista o vídeo:
https://youtube.com/shorts/Pf4CEVc1o6s
Confira a programação:
9h: Concentração na Praça Raul Soares
=> Animação: Adilson Dumont (voz e violão)
- Performance em solidariedade a Palestina – 15 minutos
- Esquete Grupo Parangolé – 15 minutos
- Odum Orixás – 15 minutos
- Adailton (Pastoral de Rua) – rapper – música sobre o Grito – 5 minutos
- Bloco Sou Vermelho
11h: Previsão de início da Marcha até a Praça 7:
Haverá falas de representantes das entidades participantes do Grito, durante a concentração, intercaladas com as intervenções culturais, e ao longo da Marcha até a Praça 7.