Acontece no APUBH

APUBH participa de Ato Pela Prioridade à Vida e  valorização dos profissionais da saúde

Ação reuniu representantes de diversos sindicatos em frente à secretaria estadual de saúde de Minas Gerais

 

O APUBH participou do Ato Pela Prioridade à Vida realizado nesta terça-feira, 19/01, em frente à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Convocado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL), a ação reuniu também representantes do SINDIFES, DCE-UFMG e de profissionais da Saúde. As professoras Maria Rosaria (Marisa) Barbato e Solange Godoy, respectivamente, presidenta e 1ª suplente da diretoria representaram o APUBH.

O ato teve como objetivos chamar a atenção para as mais de 210 mil vítimas fatais da Covid-19 no Brasil, valorizar os profissionais da saúde, clamar pela vacinação de todos e todas e ratificar a manutenção das medidas de distanciamento social. A convocação foi extensiva aos profissionais que atuam nos Centros de Saúde da capital mineira. Em ato simbólico, esses profissionais dirigiram-se por 10 minutos, e sem aglomeração, até a entrada dos Centros de Saúde. O presidente do SINDIBEL, Israel Arimar, lembrou que “a taxa de contágio entre os profissionais de enfermagem é 722% maior que na população geral”.

A presidente do APUBH, Marisa Barbato ressaltou a importância de lutar pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. “Eles são verdadeiramente heróis, porque estão sacrificando saúde, vida, afetos para o bem da população. E, é em respeito a esses profissionais, que estão dedicando sua vida a salvar à população, que precisamos sair logo desta pandemia e também conseguir uma vacinação rápida para todos e todas”, disse.

  Presidente do APUBH, Marisa Barbato ressaltou a importância de lutar pelos profissionais da saúde. Fotografia: Vinícius Mathias (Sindifes)

Barbato ressaltou ainda a iniciativa do APUBH em aderir e fortalecer o movimento pró-vacina, e de contraposição às fake News, ao negacionismo e ao obscurantismo. Para a professora, “é preciso que a população adquira confiança na importância da vacinação para todos e todas, para também fortalecermos a pressão sobre os poderes públicos para que possamos conseguir rapidamente uma imunização coletiva”.

No último dia 15 de janeiro, o sindicato publicou uma nota em que cobra dos governos federal, estadual e municipal a elaboração do Plano Nacional de Imunização (PNI) para iniciar a campanha de vacinação do Covid-19 e alcançarmos a imunização de toda a população brasileira contra a Covid 19.  Confira  o texto: https://apubh.org.br/acontece/nota-do-apubh-imunizacao-da-populacao-brasileira-direito-humano-e-dever-do-estado/

 

As professoras Maria Rosaria (Marisa) Barbato e Solange Godoy, respectivamente, presidenta e 1ª suplente da diretoria representaram o APUBH. Fotografia: Robson Silva