Acontece no APUBH

APUBH integrou o ‘Seminário Nacional Universidade Pública: Autonomia e Financiamento’, na UFBA

Evento foi promovido pela PROIFES-Federação e pelo APUB-Sindicato

Foto: Proifes-Federação.

Nos dias 03 e 04 de outubro, a PROIFES-Federação e o Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (APUB-Sindicato) realizaram o ‘Seminário Nacional Universidade Pública: Autonomia e Financiamento’.As atividades foram realizadas no Auditório do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia – IBIO/UFBA.

O APUBH foi convidado pelo APUB a compor a mesa de abertura do evento. O sindicato foi representado por sua presidenta, professora Maria Stella Goulart.

Em sua fala, a presidenta do APUBH discorreu sobre o cenário e os desafios da universidade pública no Brasil. Ela realizou uma homenagem a Paulo Freire e reforçou a necessidade de reconhecimento do nosso esforço e do que conquistamos até agora. “A luta que estamos travando é por dignidade e respeito, mas também pela sobrevivência das universidades públicas, gratuitas, inclusivas e de excelência”, pontuou.

A professora realizou ainda uma reflexão crítica sobre o papel de ativista, desempenhado pelo educador de instituições de ensino superior. “Temos que tomar posse de nossa realidade situacional a partir da inserção sindical que nos articula e fundamentalmente a partir da nossa condição de educadores, pesquisadores, cientistas e ativistas. No meu caso, educadora, pesquisadora e ativista. Uma mulher sindicalista”, definiu.

Ainda segunda a presidenta, essa foi uma oportunidade de discutir temas vitais para a universidade pública e gratuita, que são a autonomia e o financiamento.

Assim como o APUBH, foram convidados a participar outros parceiros que não integram a base do PROIFES-Federação, mas que se identificam com o posicionamento e a luta em pauta no seminário. Estiveram presentes a Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ), vinculada ao Andes-SN, e o Sindicato das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC), que é independente.

O evento será encerrado com conferência ministrada pelo reitor da UFBA e presidente da ANDIFES, professor João Carlos Salles.