Acontece no APUBH

APUBH informa a realização de ato no dia 05/11: justiça por Marielle, direitos e democracia

Manifestação foi convocada por movimentos socais, entre eles a UNE, a UBES e a ANPG

Assistimos com indignação a interferência do governo federal nas investigações sobre a brutal execução de cunho político da vereadora Marielle Franco. O crime foi uma tentativa cruel de silenciar o ativismo sociopolítico da vereadora, que lutava pelos direitos das mulheres, das negras e negros e da população marginalizada.

Ainda nesta semana, também presenciamos com pesar a declaração antidemocrática do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP). O parlamentar evocou o AI-5, marco do período mais duro da ditadura militar no Brasil, como meio de conter as manifestações populares contra o atual governo.

Casos como estes são exemplos inequívocos do caráter ultraconservador e autoritário do atual governo, que versa com o pensamento fascista e coloca em risco a democracia e os direitos constitucionalmente garantidos do povo brasileiro. Não podemos nos calar diante dessa ameaça.

Entendemos que a livre manifestação é um direito dos estudantes e orientamos aos colegas docentes que reconheçam esse direito sem punir os estudantes que perderem atividades acadêmicas por participarem do ato . O ato é uma iniciativa de movimentos sociais, entre eles a UNE, a UBES e a ANPG, e será realizado em todo o país. Em Belo Horizonte, a manifestação acontece na Praça Afonso Arinos, a partir das 17h.

Vamos ocupar as ruas em defesa da justiça, da democracia e dos direitos humanos e sociais.

 

Sindicato dos Professores de Universidades Federais de
Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH