Acontece no APUBH

APUBH e Projeto Contradição (FACE/UFMG) realizam Mesa Redonda com o tema “A Reforma Empresarial da Educação”

Privatizar a educação pública é o mesmo que cobrar mensalidades pelo acesso a escolas, institutos federais ou universidades públicas? Existem outros processos de privatização, menos explícitos ou aparentes, para os quais precisamos prestar atenção? Afinal, o Programa Future-se e outras iniciativas dos governos federal e estadual que estão em curso são ou não são parte de um projeto de privatização da educação pública?

Para discutir essas e outras questões, em uma conjuntura marcada pela transformação de direitos sociais em mercadorias, o APUBH e o Projeto Contradição (FACE/UFMG) realizam, no próximo dia 07/11, uma Mesa Redonda com o tema “A Reforma Empresarial da Educação”. O evento conta com o apoio do Projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil”, do SindUTE/MG e da União Nacional dos Estudantes. A mesa ocorrerá entre as 19h e 21 h no auditório principal da FACE, no Campus da Pampulha, em Belo Horizonte.
O convidado principal é o professor da Unicamp Luiz Carlos Freitas , um dos intelectuais brasileiros de maior atuação e reconhecimento na luta contra a destruição do sistema público de educação. Atuarão como comentadores da fala desse professor, os também professores Helder F. Paula (diretoria do APUBH) e Fábio Garrido (diretoria do SindUTE/MG), além da diretora da União Nacional dos Estudantes Paula Lorrane Rodrigues Silva. A mediação será feita por Mário Rodarte, coordenador do Projeto Contradição: Formação do Pensamento Crítico e professor da FACE.

O público alvo da Mesa Redonda são estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG, além de professores da Educação Básica das Redes Estadual e Municipal, professores e estudantes da Rede Particular de Ensino, professores e estudantes da UEMG e demais interessados na defesa da educação pública. Solicitamos a todos que preencham formulário prévio de inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKxxB_ac0w38AGdQ7aWYnb6IxQJD-gl9wngh-kr_xoEHYiNg/viewform. Conforme indicado no último item do formulário, haverá emissão de certificados de participação.