Acontece no APUBH

APUBH debate defesa da Previdência e direito à aposentadoria com categoria docente

Diretores do sindicato e a advogada Sarah Campos, assessora jurídica do sindicato, conversaram com professoras e professores sobre as consequências de uma possível aprovação da PEC 06/2019. Nesta semana, o APUBH promoveu duas novas etapas do ciclo de encontros para conversar com a categoria docente sobre a Reforma da Previdência. Nesta terça-feira (23/04), o debate aconteceu no Instituto de Ciências Exatas – ICEx/UFMG. O sindicato também realizou o debate no Campus Alto Paraopeba da UFSJ, em Ouro Branco, na quarta-feira (24/04).

A profa. Maria Rosário Barbato, vice-presidenta do sindicato, analisou que a PEC 06/2019, bem como o conjunto de projetos que o governo federal tenta implementar, representa uma ameaça de desconstrução de direitos trabalhistas. Direitos estes que, em grande parte, foram conquistados pela luta de movimentos sindicais. “O APUBH está promovendo esta discussão em todas as unidades, porque é fundamental que nós conversemos com a categoria. Nós precisamos mostrar como essa reforma pode afetar a população como um todo”, definiu.

Nessa conjuntura, é necessário resgatar junto com a classe trabalhadora, a importância do movimento sindical. É fundamental a união e a mobilização da categoria junto às entidades representativas para a manutenção de direitos e no avanço por novas conquistas.

O prof. Sebastião de Pádua, secretário-geral do APUBH, reiterou que os principais argumentos que o Governo Federal vinha usando como justificativas para a aprovação da contra-reforma têm sido sistematicamente refutados. O sindicato denunciou a tentativa de desmonte da Previdência Social, em audiência publica na ALMG, que reuniu parlamentares e representantes de entidades sociais e sindicais do setor de educação (saiba mais).

Confira a versão atualizada do material explicativo sobre a PEC 06/19, produzido pela Assessoria Jurídica do sindicato (saiba mais). Também estão disponíveis informações de outras edições do ciclo de debates.