Acontece na APUBH

APUBH convida a categoria para participar da organização da Marcha das Ciências de 2020

O APUBH participou neste último dia 02/12/2019 de nova reunião de organização da Marcha das Ciências de 2020. No resto do mundo, a Marcha acontece no dia 21/04/2020, mas no Brasil ocorrerá no dia 23/04, dado que 21 de abril é feriado nacional.

O conjunto de entidades que organizam a Marcha também está envolvido com a organização de outras agendas para o próximo ano em Belo Horizonte: (a) Dia Nacional da Ciência, que ocorrerá em 08/07/2020, na Praça da Estação; (b) Point of Science, organizado com o apoio da Gerdau, entre os dias 11 a 13/05; (c) Semana Nacional de C&T marcada para a semana de 20 a 25/10.

A reunião do dia 02/12/2019 avançou em relação ao formato e à agenda para o dia da Marcha, mas poderá haver mudanças com a incorporação de novas entidades à organização do evento.

A próxima reunião será no dia 16/12/2019, às 10h, na Fiocruz. A incorporação de novas entidades é uma das prioridades da próxima reunião na qual os organizadores pretendem definir a pauta de reivindicações da Marcha, as bandeiras de luta e as palavras de ordem. Outro objetivo central da próxima reunião é a constituição de quatro subcomissões: 1º- Logística/Infraestrutura; 2º- Divulgação/Comunicação; 3º- Orçamento/Finanças; 4º- Planejamento.

Até o momento, pretende-se começar o dia de luta da Marcha das Ciências com uma panfletagem dirigida à população de BH, marcada para o período das 08 às 10h do dia 23/04/2020, na Praça Sete. Neste período a panfletagem contará com o apoio de um carro ou caminhão de som e de uma tenda com banners para identificação da atividade. Paralelamente, as equipes que farão a Mostra de Ciências na Praça da ALMG começariam a montagem dos equipamentos. Às 10h sairíamos em marcha da Praça Sete em direção à ALMG. Escolas públicas e privadas serão convidadas para participarem da mostra prevista para o período das 11h às 16h do mesmo dia. Durante esse período uma equipe constituída por representantes de entidades organizadoras da Marcha percorreria a ALMG para entregar um manifesto aos parlamentares.

O financiamento da Marcha será feito com apoio da Deputada Beatriz Cerqueira por meio de emenda parlamentar, mas os organizadores também pretendem angariar recursos por meio de uma campanha de crowdfunding.

Outras propostas apresentadas pelos participantes da reunião do último dia 02/12/2019 foram:

(a) criação de grupo de trabalho para acompanhar o tratamento dado ao tema da C&T na ALMG;

(b) elaboração e entrega de uma carta para o governador Romeu Zema; (c) produção de um balanço do que ocorreu em termos de luta em defesa da C&T em 2019 em MG e no Brasil.