Acontece no APUBH, Notícias

APUBH assina manifesto pelo veto total ao “PL da devastação ambiental”

O APUBH assinou, nesta terça-feira, 22 de julho, o Manifesto da Comunidade Científica Brasileira pelo veto total ao PL da Devastação Ambiental. Iniciativa do  Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Observatório das Metrópoles, o documento visa mobilizar  pesquisadores e pesquisadoras, universidades, entidades científicas e outras instituições da sociedade civil, para pressionar o governo federal a vetar o PL 2159/2021, aprovado na calada da noite do dia 17 de julho.  

O Manifesto denuncia o teor altamente prejudicial ao meio ambiente, a fauna e a flora brasileiros e conclama a comunidade científica a “sair dos laboratórios e da sala de aula” para, com seu conhecimento e credibilidade, divulgar informações sobre os efeitos do PL, mobilizar as entidades científicas, apoiar os povos originários e alertar as autoridades e órgãos públicos. Além disso, o texto incentiva a sociedade civil a exigir o veto ao projeto que atenta gravemente contra o futuro do país e das próximas gerações. 

“Ele (o PL) compromete a soberania nacional sobre nossos recursos naturais, agrava as injustiças ambientais e condena nosso país a um papel de colônia de matéria-prima em um planeta em colapso climático. Ele ameaça diretamente a segurança hídrica e alimentar das cidades”, ressalta o documento.

No documento, os signatários exigem do presidente Lula o veto total ao PL ressaltando que “Vetar este PL não é uma opção, é uma obrigação constitucional e moral perante o povo brasileiro e o planeta”. 

Ajude a divulgar o Manifesto entre o(a)s colegas pesquisadore(a)s, universidades e instituições científicas.  Assine você também e ajude a pressionar o governo para vetar integralmente  o PL da Devastação.  

Leia o Manifesto: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchz1XJQOTpK29JlpzZAYYJe_wMEe_GDrEuCmstSxXgAsIwHg/viewform