Acontece no APUBH

Aplausos aos trabalhadores da saúde, não a Bolsonaro

Fonte: SindRedeBH

A ação do governo federal, até o momento foi de negligência em relação a Pandemia, uma opção política de não combate à COVID 19, uma opção genocida

Os vereadores de Belo Horizonte – Jair Di Gregório (sem partido), Fernando Luiz (PSB) e Wesley Autoescola (PROS) –  apresentaram à Câmara Municipal moção de aplausos a Bolsonaro pelo trabalho de combate a COVID 19. Esta atitude é um desrespeito aos trabalhadores Brasileiros, em especial, às famílias das vítimas.

A ação do governo federal, foi até o momento de negligência em relação a Pandemia, tem sido uma opção política de não combate à COVID 19, uma opção genocida. Bolsonaro agrava a crise ao invés de enfrentá-la, se mostra incapaz de conduzir o país nesse momento tão grave em que a vida de toda a população se encontra ameaçada. Foi incapaz de implementar medidas eficazes de combate a pandemia, nunca defendeu o isolamento social, ao contrário, encorajou pessoas a tomarem as ruas com discursos e atitudes totalmente irresponsáveis, empurrando muitas pessoas para a morte.  Ao invés de ações voltadas para o combate à pandemia, o que temos visto de nossos representantes é uma corrida para a aprovação de medidas privatistas, que entregam nosso país nas mãos do capital privado e retiram os já tão escassos direitos dos trabalhadores. Medidas genocidas que favorecem a exploração de nossos recursos naturais e promovem a morte das diversas comunidades indígenas, tanto pela contaminação pela COVID 19, quanto pelo extermínio provocado pelo afrouxamento das leis que protegem essas comunidades.

Somos o segundo país do mundo em contágio pela COVID-19 e ultrapassamos a marca de 65 mil mortes. Em Belo Horizonte, passamos por um momento de explosão do número de contaminados e estrangulamento do sistema de saúde. Aplaudirem a política que levou a isso é um sinal de pouco caso com a vida dos moradores de nossa cidade.

Mesmo que os vereadores apoiem Bolsonaro, é excessivamente desrespeitoso com os moradores de Belo Horizonte a aprovação desta moção. Ao contrário, os aplausos e reconhecimento deveriam estar direcionados àqueles que, de fato, os merecem: os trabalhadores que estão na linha de frente, se arriscando para salvar vidas no combate ao Novo Coronavírus.

ADUEMG, ANDES-SN, APUBHUFMG+, Coletivo Alvorada, Coletivo Não Passará – Antifascista, CSP-Conlutas, CTB,  CUT, DCE UFMG, DCE UNA, FENET, FITEE, SINDIFES, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Sind-REDE/BH, Sinpro-MG, UEE-MG, ABJD/MG.

OBS. Três vereadores retiraram assinatura da moção de aplausos (Ver. Orlei, Pedrão do Depósito e Catatau).

A moção de aplausos a Bolsonaro foi rejeitada ontem (07/07) pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.