Acontece no APUBH

Além de genocida, corrupto! Fora Governo Bolsonaro!

Como se não bastasse que a mistura de negacionismo e obscurantismo do governo Bolsonaro nos trouxesse a marca de mais de 520 mil mortos pela pandemia de coronavírus, nas últimas semanas, sérias acusações de corrupção estão elucidando que o governo tratou a calamidade sanitária que estamos vivendo como mais uma forma de encher os bolsos de indivíduos.

A última máscara do governo Bolsonaro caiu. Sua autoafirmação de ser “incorruptível”,  não é sustentada em qualquer análise. O mesmo governo que, por dezenas de vezes, deixou de responder e-mails de uma grande farmacêutica que oferecia vacinas a preços de mercado afirmando que as condições do contrato eram “leoninas”, comprou de outro laboratório, com fortíssimos indícios de superfaturamento e a um preço muito superior a qualquer outra comprada pelo Brasil.

É urgente a nossa mobilização pelo fim deste governo executor de uma verdadeira necropolítica, negacionista, avesso à ciência e à educação e, como está se provando, corrupto. O governo Bolsonaro debochou do luto de milhões de brasileiros que choram a perda de 520 mil de seus entes queridos e não se preocupou com os custos sociais e econômicos de não se combater uma pandemia.

Não foi Jair Bolsonaro o único responsável por estarmos nessa situação. A sociedade brasileira, em geral, tende a pessoalizar em agentes individuais os acertos e os desacertos de uma política de governo.

No caso do governo Bolsonaro, grande parte dos ministros seguiram a linha de “passar a boiada” aproveitando-se do desespero da população com a morte de 520 mil de nós para dar seguimento a uma política de privatizações, retirada de direitos dos trabalhadores e desrespeito a todas as políticas ambientais. Inúmeros agentes do governo Bolsonaro agiram como o presidente, desrespeitando a ciência e incentivando o obscurantismo.

O vice-presidente do governo Bolsonaro é um general da reserva, que assumirá o poder, em caso de queda do presidente, usando frases de efeito sobre a manutenção da democracia e respeito aos direitos individuais. A história do nosso país mostra que em caminhos parecidos, houve endurecimento do regime rumo a uma ditadura aberta.

Estaremos nas ruas enquanto este governo corrupto e genocida estiver no poder. Não podemos ceder, não podemos nos calar, não podemos aceitar que tanta dor e o luto de uma nação seja algo em vão.

#ForaGovernoBolsonaro

#ForaGovernodeFome

#ForaGovernodeMorte

 

APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022