Acontece no APUBH

Agenda e Calendário APUBH 2024: confira os selecionados.

O APUBH já iniciou o planejamento da agenda e do calendário 2024, que serão desenvolvidas considerando-se as observações enviadas pela sua base sobre a edição 2023 dos impressos. Recentemente, o sindicato enviou uma chamada por e-mail aos seus filiado(a)s ativos e aposentado(a)s para que enviassem contribuições para os impressos da agenda 2024 do sindicato.

AGENDA:

Em 2024, a agenda trará contribuições que versarão sobre criações literárias, artes visuais, desenhos, aquarelas, poesias e fotografia de exclusiva autoria das professoras filiadas docentes aposentadas. Foram selecionados:

 

  • Arte visual (óleo sobre tela) de autoria da professora da Escola de Enfermagem, Estelina Souto do Nascimento;
  • Gravura Digital (Desenho digital em Nanquim) de autoria da professora da Escola de Engenharia, Maria de Fátima Andrade Gripp;
  • Arte Visual (Aquarela em papel) de autoria da professora da Faculdade de Farmácia, Jane Maciel Almeida Baptista;
  • Criação Literária e arte visual (pintura em madeira) de autoria da professora da Faculdade de Letras, Nívia Figueiredo Amaral;
  • Poesias de autoria da professora do Instituto de Ciências Exatas, Magali Maria de Araújo Barroso;
  • Poema de autoria da professora do Instituto de Ciências Biológicas, Heloísa Mamede Silva Gonzaga;
  • Fotografia da professora do Instituto de Ciências Biológicas, Cristina Generosa de Senna Queiroz.

 CALENDÁRIO DE MESA:

A exemplo de 2023, o calendário de mesa será composto por projetos de extensão, de ensino ou de pesquisa de docentes filiadas da ativa da UFMG e UFSJ (Campus Ouro Branco), e que tenham interação ou interface com questões sociais, políticas, econômicas, culturais e/ou ambientais.  Foram  selecionados:

  • SAL – Sobre Alimentos e Literaturas, de Sabrina Sedlmayer – Faculdade de Letras;
  • Ouver Lab: Música no Ensino Médio, de Helena Lopes da Silva – Escola de Música;
  • Oportunidades e desafios à integração local de pessoas de origem venezuelana interiorizadas no Brasil durante a pandemia de Covid-19, de Gisela P. Zapata – Faculdade de Ciências Econômicas;
  • Projeto Respirar – Pulmões pela vida – Respire e movimente-se, de Marcelo Velloso – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional;
  • Boletim Matinal UFMG, de Maria do Carmo Barros de Melo – Faculdade de Medicina;
  • Tramas comunitárias para educação ambiental e produção de sistema agroflorestal no território do Parque Ecológico do Brejinho, de Janise Bruno Dias – Instituto de Geociências;
  • Reaproveitamento de resíduos de abacaxi para produção de bromelina e biobutanol usando membranas, de Kátia Cecília de Souza Figueiredo – Escola de Engenharia;
  • Blitz da saúde, de Anderson Aurélio da Silva – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional;
  • Linhas da FaE – coletivo de bordado livre em defesa da Educação pública, de – Álida Angélica Alves Leal – Faculdade de Educação;
  • Programa de Rádio Serelepe: Música para Infância, de Jussara Fernandino – Escola de Música;
  • Espaço Arteducação, de Daniele de Sá Alves – Faculdade de Educação;
  • O Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) e populações locais: desvelando conflitos e histórias marginalizadas , de Ana Beatriz Vianna Mendes – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.