Acontece no APUBH

A luta continua! Gestão 2022/2024 do APUBHUFMG+ tomou posse no Dia da(o)s Professora(e)s

Solenidade de posse da gestão eleita para liderar o APUBHUFMG+ no biênio 2022/2024 | Foto: Anderson Fabiano.

No dia 15 de outubro, o Brasil celebra o Dia das Professoras e dos Professores. O valor simbólico da data se torna ainda mais potente no atual cenário, em que o projeto ultraneoliberal, com viés fascista, implementado pelo Governo Federal, impôs um verdadeiro estado de calamidade à Educação no Brasil.

Para o APUBHUFMG+, este sábado foi dia de renovar as forças, através do contato entre as/os colegas docente, e de dar sequência à história de luta do sindicato. Na ocasião, o APUBHUFMG+ promoveu a solenidade de posse da chapa “TRAVESSIAS NA LUTA: Mobilizar, conectar, fortalecer, sonhar”, eleita para assumir a gestão do sindicato no biênio 2022/2024. Foram conduzidos a seus cargos as/os docentes que passam a compor a Diretoria Executiva, a Diretorias Setoriais e o Conselho Fiscal do sindicato, bem como aquelas/es que agora integram o Conselho de Representantes das Unidades Acadêmicas.

A cerimônia, promovido no Baticum Tendinha Cultural, na região nordeste de Belo Horizonte, contou com a presença de filiadas/os ao sindicato, bem como de representantes de movimentos sindicais e estudantis e de mandatos populares. Após a cerimônia de posse, seguiu-se um momento de confraternização, embalado por coquetel e apresentação musical.

Ao longo do evento, o microfone foi aberto às manifestações das/os presentes. Em comum, as falas expuseram a necessidade do fortalecimento  da luta coletiva para enfrentar o caos em que o Brasil tem sido afundado. Nesse sentido, o sindicato possui papel decisivo, uma vez que se trata da principal instância de representação e mobilização de uma categoria. Inclusive, a categoria docente, em seus diferentes níveis, tem sentido os ataques diretos deste (des)governo, que são as áreas de ensino e de ciência e tecnologia como um de seus principais alvos.

As/os docentes que passaram a ocupar cargos na linha de frente do sindicato, em conjunto com as trabalhadoras e os trabalhadores que compõem a sua base, reforçaram o compromisso de defesa da Universidade Pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada. É preciso lutar sempre!

 

GALERIA DE FOTOS: 15/10/2022 | Solenidade de Posse da Gestão 2022/2024 do APUBHUFMG+