8M: Vamos às ruas no Dia Internacional de Luta das Mulheres
Ato em Belo Horizonte será realizado na Praça da Liberdade, às 16h30. A comunidade da UFMG se reunirá em frente à Escola de Design da UEMG.
8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, é uma data histórica para celebrar e dar sequência à luta feminina contra a misoginia, o machismo e o patriarcado.
No ano passado, devido àquele momento da pandemia da Covid-19, as manifestações não puderem ser realizadas de forma presencial. Neste 2022, contudo, voltaremos a ocupar a cidade. O momento denuncia o escancaramento da desdemocratização neoliberal com ascensão da violência, ataque à cultura, às leis e a subjetividade humana. No cenário que enfrentamos atualmente, marcado pela ascensão do ultraliberalismo com viés fascista, os males da sociedade que se abatem contra as mulheres se tornaram ainda mais presentes.
Além disso, em 2022, o dia de lutas do 8M coincide com a luta em defesa da recomposição salarial das servidoras e dos servidores públicos federais. Nesse sentido, a participação e o fortalecimento da mobilização nesta data também integra o calendário de luta da categoria de professores e professoras da UFMG.
Em Belo Horizonte, o ato será realizado na Praça da Liberdade, na próxima terça-feira (08/03), a partir das 16h30. A comunidade acadêmica da UFMG se reunirá em frente à Escola de Design da UEMG (Rua Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes).
A todas e a todos que forem participar do ato presencial, reforçamos a importância de seguir as medidas de segurança sanitária: usar máscara PFF2 ou similar, higienizar as mãos, não compartilhar copos e garrafas e respeitar o distanciamento social. A pandemia não acabou!
A luta das mulheres é a mesma luta de toda a sociedade: vamos às ruas! Fora governo Bolsonaro!