Acontece no APUBH, Notícias

#8M: Marcha pelo Dia Internacional das Mulheres

No dia 8 de março de 2024 o APUBHUFMG+ compareceu ao #8M, marcha em celebração ao Dia Internacional da Mulher, uma data que historicamente simboliza a luta das mulheres pela igualdade de gênero e uma vida digna para todas as mulheres do mundo.

A marcha é uma tradição presente há mais de 100 anos, um ato de resistência contra o sistema capitalista, machista, misógino e patriarcal sobre as mulheres que se articula para impedir retrocessos e reivindicar avanços na igualdade de direitos, de gênero, de trabalho, de acesso e de liberdade do corpo.

Na sexta-feira passada, várias entidades e movimentos sociais compareceram à manifestação para se solidarizarem com a luta e com suas companheiras. A marcha foi organizada com os movimentos #8M Popular e #8M Unificado RMBH que mobilizaram o ato e os manifestantes.  Neste ano, o mote do ato foi “diversidade e igualdade de gênero e uma vida digna para todas as palestinas e mulheres de todo o mundo”. Estiveram presentes ao ato várias deputadas e deputados de distintos partidos progressistas.

A diretoria do APUBHUFMG+ também marcou presença e foi representada pela presidenta Marisa Barbato, pela secretária geral Maria Luiza Grossi e pela diretora de Territórios em Movimentos, Marlise Míriam.

O cortejo passou pelas principais avenidas da região central de Belo Horizonte ecoando cantos e gritos de luta, reafirmando as pautas feministas contra todo tipo de opressão às mulheres e em busca pela diversidade, solidariedade e uma vida digna, almejando um mundo mais justo e de equidade social para todas as mulheres do mundo!