Acontece no APUBH

8 de julho: Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico no Brasil. A data é uma homenagem ao dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ocorrido neste dia em 1948. O Dia Nacional da Ciência foi criado pela lei 10.221/2001 e Dia Nacional do Pesquisador Científico pela lei 11.807/2008. O objetivo da comemoração é divulgar e chamar a atenção da sociedade para a importância da produção científica e estimular os mais jovens pelo gosto pela ciência.

O governo Bolsonaro caminha na contramão das comemorações deste dia. O Ministério da Ciência Tecnologia e Informação possui, hoje, menos da metade do orçamento que possuía em 2015. Somados aos cortes bilionários no Ministério da Educação, a produção de ciência no Brasil e os pesquisadores científicos estão vivendo uma situação de verdadeira penúria.

Isso em um momento em que a pandemia tirou a vida de mais de 530 mil brasileiros e a ciência se confirmou como único meio realmente eficaz de se combater a calamidade sanitária que vivemos.

Hoje é dia de comemorar a ciência e os pesquisadores científicos no Brasil. Mas também é dia de chamar atenção da sociedade da necessidade imediata de que esta área seja palco de investimentos maiores por parte do governo. São a pesquisa e a ciência que nos tirarão do triste cenário que vivemos.