Acontece no APUBH

44 anos de APUBH: história de luta em defesa da categoria

Neste dia 12 de novembro, o APUBHUFMG+ completa 44 anos de história. É uma trajetória e tanto: nestes anos de vida, já se passaram mais de uma dezena de governos federais, dezenas de reitorados, e vinte e três composições de diretoria do sindicato. Em comum, uma trajetória de lutas, algumas mais aguerridas e compromissadas na defesa dos interesses da categoria docente, de enfrentamentos, lançando mão dos instrumentos de organização da classe trabalhadora, como a presença em mobilizações de rua e em greves.

O próprio contexto de criação do sindicato demonstra este pré-disposição à luta. O sindicato nasceu como associação em 1977, na esteira de uma invasão do campus da Saúde pela polícia, em um contexto de ditadura militar, para coordenar as ações políticas e trabalhistas dos professores da UFMG. A associação foi assumindo seu caráter sindical à medida que os ataques à carreira e aos salários dos professores se aprofundavam, assim como as intervenções do regime militar nas instituições contrariava os interesses dos docentes. Foi, portanto, no cenário de maior turbulência e enfrentamento político por parte das organizações de classe,  período final da ditadura, que surgiu o nosso sindicato. E sua história de quarenta e quatro anos de luta interna e externa  em defesa da categoria que representa, faz jus ao seu surgimento.

O APUBHUFMG+, desde muito cedo, buscou afastar-se do isolamento e procurar fazer parte do movimento nacional, com o sindicato, à época ainda como associação docente, fazendo parte do movimento que se iniciou em 1978 e culminou com a criação do ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior, em 1981, e  em 1991 passou a se chamar APUBH-Seção Sindical ANDES, de acordo com a proposta vencedora de conformação do sindicato nacional, com participação ativa e mantendo sua autonomia enquanto associação docente. Porém, por desgastes internos, em 2004, o APUBH  se afastou do sindicato nacional  e passou a construir o PROIFES – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, até que, em 2007, ao completar 30 anos de história, o APUBH se desfiliou do ANDES. Em 2011, por novas divergências, quase unanimemente em assembleia, o sindicato se desfiliou do PROIFES e mantêm-se, desde então, como sindicato local autônomo. Porém, sempre consciente de que o patrão é o governo federal e a luta é, portanto, nacional, o sindicato articula e constrói movimentos junto ao movimento nacional.

As lutas atuais movidas pelo sindicato explicitam este fato. Estamos lutando contra anos de desinvestimentos criminosos em educação, que surgiram na esteira da crise econômica do sistema capitalista do fim da década de 2000, se aprofundando na década de 2010, principalmente a partir do golpe de Estado sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff e que estão agora em seu ápice, no negacionista, proponente de uma verdadeira necropolítica e de um modelo ultraneoliberal de desmonte de Estado, que é a tônica do governo Bolsonaro e que afetam todas as universidades públicas federais do Brasil. Estamos lutando também pela refutação do texto da PEC32, a reforma administrativa, em sua integralidade. Esta proposta afeta todo funcionalismo público, reduz nossos direitos, nossos salários e fere de morte a carreira de todos servidores públicos. O motivo tanto para os cortes em investimentos quanto para a Reforma Administrativa  faz parte da lógica de precarização do serviço público, coadunando com os interesses empresariais e privatistas que pairam sobre a educação e a ciência no Estado neoliberal brasileiro.

Estamos vivendo o período de maior emergência de luta e de necessidade de defesa do movimento sindical desde a ditadura militar. Replica-se, inclusive, as ameaças à democracia e a ingerência na autonomia das universidades públicas, tal como no momento de fundação do APUBHUFMG+. O momento é dos docentes da UFMG abraçarem o sindicato que os representa, comporem seu quadro de filiados, somarem-se às suas lutas. No dia do nosso aniversário, chamamos a todas e todos docentes da nossa universidade a continuar essa linda história de luta ininterrupta em defesa de nossa categoria e de nosso local de trabalho.

 

APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022