28 de novembro: mais um dia nacional de lutas
No próximo dia 28 de novembro, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), realizará mais um Dia Nacional de Lutas. A ideia é que neste dia ocorram panfletagens, mobilizações e manifestações, além de uma live, que será realizada às 18 horas, com participação de entidades nacionais.
A intenção deste dia de lutas é pressionar pelo arquivamento definitivo da PEC32 – Reforma Administrativa – que altera disposições legais sobre os servidores, os empregados públicos e as organizações administrativas. Conforme o APUBHUFMG+ tem informado, o presidente do poder legislativo, Arthur Lira (PP-AL), vem chantageando o governo Lula com a ameaça de colocar em votação a Reforma Administrativa proposta ainda no governo Bolsonaro. Na última rodada de Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), os representantes do governo informaram que o poder executivo tem feito negociações desta temática por meio da bancada sindical na câmara, se posicionando contrário a PEC. É necessário, portanto, mantermos a pressão, tal qual em 2022, momento em que, com êxito, pressionamos os parlamentares a não aprovarem esta PEC que, se aprovada, significará o fim do funcionalismo público no país.
Este dia de mobilizações também serve como mais uma forma de pressionar o governo Lula a trazer propostas concretas de reposição salarial para o funcionalismo público federal. O governo federal vem postergando respostas as demandas do funcionalismo público nas cinco rodadas que tivemos até então na MNNP, e prometeu, mais uma vez, que na próxima mesa, a ser realizada até dia 15 de dezembro, chegará com números concretos. Aliás, os representantes do governo afirmaram que esta rodada tratará apenas das questões econômicas e que as pautas específicas ficariam para depois.
Nós do APUBHUFMG+, temos nos somado às mobilizações do FONASEFE, e nesta live do dia 28 de novembro não será diferente. Convocamos toda nossa base para assistir, às 18 horas, a live do FONASEFE, que será transmitida nas redes sociais da entidade. A plenária servirá de preparação para a MNNP que ocorrerá presencialmente, , em Brasília-DF. É a partir de nossa pressão que nossos direitos serão garantidos.