Acontece no APUBH

#27N: Fora Bolsonaro nas Periferias

Permanecer nas ruas até que o governo Bolsonaro caia! Ato político-social, no Aglomerado da Serra, levantou a bandeira contra o desemprego, a fome e a miséria

 

No último dia 27 de novembro, o APUBH UFMG+ se somou aos movimentos sociais e entidades das periferias num ato político-social no Aglomerado da Serra. Organizado pelo Unidade Popular pelo Socialismo – MG, o MLB – Minas Gerais e o Movimento Luta de Classes – MG, o 2º Fora Bolsonaro nas Periferias levantou a bandeira contra o desemprego, a fome e a miséria. O ato visou também denunciar as consequências para a população das periferias da famigerada e equivocada política econômica, sanitária e social do governo Bolsonaro.

Aos gritos de “Tá tudo caro e a culpa é do Bolsonaro!”, os participantes do ato denunciaram o aumento abusivo do preço dos alimentos, da carne (e dos ossos), do gás de cozinha, do desemprego e da energia elétrica. Eles também denunciaram o aumento da informalidade no emprego e a consequente perda de direitos trabalhistas, a perda de moradia e da dignidade. Tudo consequência da inabilidade do presidente Bolsonaro e seu governo para administrar o país e a pandemia da COVID 19, gerando uma crise de proporções continentais na qual os pobres são as maiores vítimas.

Por isso, de acordo com os organizadores do ato, que faz parte de uma jornada nacional de lutas, é importante levar a pauta do “Fora Bolsonaro” para as periferias, porque é onde os trabalhadores e os mais atingidos pela necropolítica do governo estão.  A professora Maria Luiza Grossi representou o APUBH neste ato. Para a professora “a fome que é um dos maiores flagelos da humanidade, possui causas variadas, mas a principal delas em nosso país é a desigualdade social que, por sua vez, produz a pobreza e a falta de acesso ao alimento. Dessa forma, a fome no Brasil é o resultado do escárnio do projeto político do governo Bolsonaro, que é afiançado pela elite nacional e por muitos políticos que têm assento no Congresso Nacional no seu egoísmo colonial e que não enxergam a urgência dos problemas sociais de nosso país e seu povo. Ter acesso a uma alimentação saudável é um direito fundamental e básico de toda a população do Brasil. O desprezo do governo Bolsonaro em relação aos mais pobres e àqueles que passam fome nos convoca, em nossa humanidade e em nossa luta pública, contra essa aberração chamada governo Bolsonaro e o neoliberalismo”, conclui a professora.

Confira algumas imagens do ato.

Fotógrafo: Paulo Costa