1º de agosto, Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Soberania, Contra o Tarifaço e Pelo Veto Integral ao PL da Devastação
A data integra o calendário de mobilização construído pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo
Em reunião operativa nacional, a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo aprovaram um calendário de mobilização, com a proposta de denunciar o ataque à soberania brasileira, contido nas ameaças do governo estadunidense. As manifestações devem incorporar, ainda, as pautas do Plebiscito Popular por um Brasil mais justo, assim como a luta como a luta contra PL da Devastação.
Nesta sexta-feira (25/07), ocorre o Ato de Lançamento da Carta em Defesa da Soberania Nacional, a partir das 11h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). O evento deve contar a presença da comunidade daquela instituição, assim como de autoridades, juristas e promotores, entre outras organizações.
“Neste grave momento, em que a soberania nacional é atacada de maneira vil e indecorosa, a sociedade civil se mobiliza, mais uma vez, na defesa da cidadania, da integridade das instituições e dos interesses sociais e econômicos de todos os brasileiros”, aponta o documento.
Essa é uma iniciativa do Comitê em Defesa da Soberania Nacional, composto por associações, sindicatos, coletivos, institutos e movimentos sociais. O APUBHUFMG+ é uma das entidades signatárias da Carta. Assine você também, através do link: https://soberanianacional.com.br/
Já para a próxima sexta-feira (1º/08), a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, assim como as Centrais Sindicais, convocam para o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Soberania e Contra o Tarifaço. O dia foi definido no 60º Congresso da UNE, por ser a data indicada para o início da aplicação do tarifaço imperialista.
Estão previstas, a princípio, ações em frente a embaixadas e consulados dos Estados Unidos. As entidades reforçam, no entanto, que o formato a ser adotado em cada local deve ser construído localmente. Nesse sentido, pensou-se na realização de atos públicos, agitações ou escrachos, assim como na participação em atividades já convocadas pela UNE. E para fortalecer ações unitárias das Frentes e de todas as organizações, vamos ocupar as redes sociais com as hashtags: #Soberania, #NãoAoTarifaço #VetaTudoLula
Como preparação do dia nacional de agitação, na segunda-feira (28/07), às 18h30, será realizada uma Plenária Nacional das Forças Populares. Nesse plenária organizativa ampliada, o conjunto das organizações se reunirá para a avaliação da conjuntura, assim como para planejar os passos a serem tomados.
O APUBHUFMG+ faz parte da construção das manifestações, em sintonia com os movimentos populares local e nacionalmente. Contamos com a presença atuante da categoria docente da UFMG em defesa da soberania nacional e das pautas da classe trabalhadora.