Acontece no APUBH

19 de junho: todo(a)s às ruas!

No dia 19 de junho, sábado, iremos novamente às ruas para nos posicionar contra a necropolítica do governo Bolsonaro. O país se aproxima das 500 mil mortes por Covid-19. O plano de vacinação, única forma cientificamente comprovada de conter a pandemia, é lento e desigual. E como a CPI da Covid está elucidando, tudo ocorre pelo completo descaso do governo federal com a pandemia, em atitudes que passam desde o fato de não responder e-mails de empresas farmacêuticas até à insistência com medicamentos sem nenhuma comprovação científica.

Para além do desastre sanitário, o governo Bolsonaro fez o país emergir em um verdadeiro caos social. O absurdo número de desempregados e de trabalhadores informais, causado pela ideologia ultra neoliberal do governo, nos levou ao número de mais de 40 milhões de pessoas estarem em situação de fome no Brasil.

Especificamente com relação à Educação, o governo Bolsonaro, dentre cortes e vetos, retirou R$ 5 bilhões do orçamento do Ministério da Educação. Isto significa um golpe que pode ser fatal no oferecimento de educação, pesquisa e extensão públicas, gratuitas e de qualidade social oferecidas pelas universidades e instituições públicas de pesquisa.

Para sobreviver, este governo se pauta no obscurantismo. Ainda na última semana, mesmo com toda a comunidade científica dizendo o oposto, o governo seguiu desencorajando o uso de máscaras e propondo a utilização de medicamentos sem eficácia.

São estas instituições e a comunidade acadêmica que, mesmo com todo o obscurantismo e negacionismo do governo federal, lutaram e continuam lutando em busca de uma solução para retirar o país da calamidade sanitária. A busca pela vacina foi promovida por estas instituições, assim como as perspectivas prováveis de recuperação sanitária, social e econômica, em um horizonte a que não visa o lucro individual, e sim uma resposta coletiva para os problemas enfrentados.

É isto que o governo tem a nos oferecer: fome e morte. Não podemos aceitar calados esta situação. O momento urge para que estejamos nas ruas para pressionar para o fim do governo Bolsonaro. Se o povo está na rua em meio a uma pandemia, é porque o governo é mais perigoso que o vírus!

 

#ForaGovernoBolsonaro!

#ForaGovernoDeMorte!

#ForaGovernoDeFome!

APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022