Acontece no APUBH

12 de julho: APUBH nas ruas em Brasília e em Belo Horizonte

Professoras e professores da UFMG participaram do Dia Nacional de luta em Defesa da Educação e Contra a Reforma da Previdência

Ocupar as ruas e praças contra os cortes na educação, pesquisa e extensão públicas e contra o desmonte da previdência. Esse tem sido o compromisso dos movimentos sindical, estudantil e popular, que demonstraram a sua força nas paralisações (15 e 30/05) e na Greve Genal (14/06). E agora no Dia Nacional de luta em Defesa da Educação e Contra a Reforma da Previdência, em 12 de julho.

E mais uma vez, o APUBH reforçou a luta contra a agenda de retrocessos que o governo federal planeja implementar no Brasil. Professoras e professores da UFMG estiveram presentes nas manifestações realizada em Brasília e em Belo Horizonte.

Em Brasília, o ato unificado aconteceu na Esplanada dos Ministérios. A manifestação contou com grande adesão de estudantes, que se reuniram no 57º Congresso da UNE (Conune), e de docentes, que participavam do 64º Conselho do ANDES-SN (CONAD). Em marcha, os manifestantes coloriram a capital país, demonstrando a vontade da população, que não se curva ao projeto neoliberal, em execução no país.

Em Belo Horizonte, a Praça Afonso Arinos, ao lado da Faculdade de Direito da UFMG, foi o palco das manifestações. Representantes das diferentes entidades presentes manifestaram o compromisso de resistência aos retrocessos e indicaram os próximos passos e bandeiras de luta.