Acontece no APUBH

#11A: Golpe nunca mais! Ocupamos as ruas em defesa da democracia e de eleições livres

A construção da Democracia no Brasil está sofrendo duros golpes. Fruto do processo de redemocratização pós-ditadura, a Constituição Federal de 1988 está sendo ameaçada antes mesmo de sua plena implementação. Um resultado direto do avanço do neoliberalismo, que sucateia as instituições públicas e, por conseguinte, a prestação de serviços do Estado à população. Ao mesmo tempo, o governo Bolsonaro centra fogo nas instituições democráticas, com ataques ao Poder Judiciário com acusações infundadas ao sistema eleitoral, a exemplo das  mentiras sobre as urnas eletrônicas.

A escalada de agressões do governo Bolsonaro ao povo brasileiro – que não por acaso tem características, perigosamente, fascistas – necessitam de uma resposta à altura. E foi o que fizemos neste 11 de agosto, Dia Nacional de Lutas “Fora Governo Bolsonaro! Em defesa da democracia e por eleições livres”. Levantada essa bandeira de luta, diversas manifestações ocuparam o Brasil. De acordo com os movimentos que organizaram, nacionalmente, o dia de lutas, foram contabilizados mais de oitenta atos, promovidos em 49 cidades, incluindo as 26 capitais e o Distrito Federal.

Na capital mineira, as manifestações foram marcadas por três momentos, que mesclaram a ocupação do espaço público, falas de movimentos políticos e a leitura de cartas e manifestos, que expressaram posicionamentos coletivos.

No final da tarde, ocorreu a concentração para o ato público, na Praça Afonso Arinos, em frente à Faculdade de Direito da UFMG. Falas de protesto nos carros de som, música e bandeiras deram o tom do ato. Este também foi uma grande oportunidade de mobilização junto à população, tanto através do diálogo quanto da distribuição de panfletos. E o trabalho de conscientização precisa continuar. Acesse o panfleto assinado coletivamente por diversas entidades, baixe e compartilhe: [link para o PDF].

Assim como nos demais dias de luta contra esse governo de morte e de fome, o APUBHUFMG+ marcou presença no ato público. O Sindicato integrou o trio elétrico, encabeçado por entidades docentes, estudantis e da classe trabalhadora em geral. Liderados pelo carro de som, a manifestação percorreu as ruas, as avenidas e praças do hipercentro de BH. As considerações finais foram feitas na Praça Sete, onde ocorreu a finalização do ato.

O dia acabou, mas a luta continua: nas ruas e nas urnas, vamos derrubar este governo fascista! Fora governo Bolsonaro!

 

Confira a galeria completa do ato em: https://apubh.org.br/galerias/11-de-agosto-fora-governo-bolsonaro-em-defesa-da-democracia-e-por-eleicoes-livres/