Acontece no APUBH

09/01/22: Ato em defesa da democracia e contra o delírio do terrorismo em Brasília

Na segunda-feira, 09/01, às 18h, em várias capitais e cidades do Brasil ocorreu o ato pacífico em defesa da democracia. Nas ruas milhares de manifestantes, entidades sindicais, sociais, estudantes e professores reforçaram sua luta em defesa à democracia, o apoio à legitimidade das eleições 2022 e o repúdio aos atos terroristas cometidos pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no último domingo (08/01).

No dia 08 de janeiro de 2023, milhares de apoiadores do ex-presidente se dirigiram a Brasília para invadir o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional. A extrema direita com seus idealizados, mas mal elaborados ‘’devaneios democráticos’’, se organizaram, principalmente, através do Telegram convocando pessoas para viajar até à capital no intuito de “lutar pelo Brasil”, por não aceitarem o resultado das eleições de 2022. Em sua narrativa distorcida e consumida pelo ódio ao PT, aos comunistas e aos esquerdistas, as multidões que invadiram o território do Planalto estavam dominadas pela raiva e pelo desespero, que resultaram em suas ações antidemocráticas de vandalismos, transmitidas ao vivo pela imprensa e pelos próprios criminosos em suas redes sociais. A revolta dos terroristas não mediu esforços para destruir o patrimônio público, como também cometer furtos e agressões físicas.

Devido a isso, o APUBHUFMG+ marcou presença na manhã de segunda-feira (09/11) na reunião preparatória para o ato em defesa da democracia em Belo Horizonte, na sede da CUT-MG, que contou com a participação de diversas entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais. Foi deliberado que a concentração do ato se iniciaria às 18h na Praça Sete de Setembro e caminharia até a Praça da Estação.

No início do ato, mesmo com a chuva constante, havia um grande número de manifestantes. O colorido das bandeiras juntamente com os inúmeros guarda-chuvas erguidos para que o ato prosseguisse, com uma multidão ativa e unida clamando em muitos cartazes pela preservação da democracia, com gritos de ordem do tempo presente – “sem anistia, sem perdão, Bolsonaro e golpistas na prisão”.

créditos das fotos: Eduardo Augusto Nogueira Guimarães

 

Com uma duração de aproximadamente duas horas, o ato contou com as presenças e falas da deputada estadual Beatriz Cerqueira e representantes das torcidas organizadas do Corinthians-BH, Resistência Alvinegra, Atlético Mineiro e Resistência Azul Popular do Cruzeiro. O APUBH foi representado por sua diretora de finanças, a professora Marly Nogueira. “Na praça da estação, as falas dos representantes de cada entidade se sucediam conclamando as pessoas a permanecerem ativos na luta pela preservação da Democracia e exigindo das autoridades a apuração e a punição dos terroristas que violentaram  os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF”, conta Nogueira.

Mesmo com o novo governo, não serão anos fáceis. Os problemas se escancararam ainda mais com os últimos acontecimentos. Vimos ao vivo e a cores a ruína e o delírio em que uma parcela da população brasileira vive devido a uma crise nas fronteiras entre realidade e ficção, que foi o alicerce para a solidificação (muito bem elaborada) do bolsonarismo durante os últimos anos no país. Mais do que nunca, precisamos estar compromissados com a luta por um estado democrático de direitos e não dar brechas para que o fascismo se organize novamente. Este golpe instaurado está sendo apurado, e as autoridades e sujeitos envolvidos no terrorismo contra o Estado democrático deverão ser indiciados e criminalizados.

Contra golpistas e fascistas não haverá anistia.

 

créditos das fotos: Eduardo Augusto Nogueira Guimarães