Acontece no APUBH, GREVE DOCENTES UFMG // 2024

1º de maio, Dia de luta das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – Ato público em BH

 

O APUBHUFMG+ e o Comando de Greve Docente da UFMG convidam a categoria docente da universidade, a comunidade acadêmica e toda a sociedade a somar forças no ato público do dia 1º de maio, Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. Concentração: 9h, na Praça Afonso Arinos (em frente à Faculdade de Direito da UFMG).

O dia 1º de maio guarda um inestimável valor histórico e simbólico para a classe trabalhadora. A cada ano, nessa data, celebrada em todo o mundo como o Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, saímos para celebrar as nossas vitórias e reafirmar o nosso compromisso de luta. Até porque, em toda a nossa história, os direitos trabalhistas e sociais nunca foram dados, mas sempre conquistados, através da nossa capacidade coletiva de mobilização e pressão sobre os patrões e sobre o Estado.

No cenário que enfrentamos atualmente, isso não é diferente. Na verdade, é muito oportuno que celebremos essa data em meio ao nosso movimento grevista na UFMG. Como sabemos por experiência própria, a greve é o principal instrumento de luta da classe trabalhadora. E isso não é uma exceção no caso de uma gestão comprometida com as pautas trabalhistas e sociais.

A nossa luta coletiva contribui, por assim dizer, para uma correção de curso na condução da gestão federal. Em meio à disputa interna pelas decisões políticas e econômicas deste governo, atuamos como agentes políticos para orientar o Estado a servir às demandas e necessidade da classe trabalhadora e da população em geral.

A adesão da nossa categoria ao dia de luta foi deliberada no dia 25 de abril, na mais recente assembleia docente da UFMG. Assim, o nosso sindicato se uniu a diversos movimentos sindicais, sociais e políticos na construção das manifestações deste ano.

Vamos levantar as bandeiras da recomposição orçamentária das Universidades Públicas, da valorização da carreira docente, da recomposição salarial dos professores da ativa e aposentados e da manutenção das estatais mineiras.

Nos vemos nas ruas! Contamos com a presença de cada um e de cada uma. Apenas a luta coletiva da classe trabalhadora pode garantir a conquista, a manutenção e a ampliação de direitos.

Professoras e professores da UFMG em luta! A greve continua!