Notícias

Senado aprova inclusão da misoginia como crime de preconceito

A aprovação, pelo Senado Federal,  nesta quarta-feira, 24/03, do projeto que inclui a misoginia entre os crimes de preconceito ou discriminação representa um avanço importante na luta pelo enfrentamento à violência de gênero no Brasil. A medida reconhece a gravidade do ódio, da aversão e das práticas discriminatórias dirigidas às mulheres, em um contexto ainda marcado pelo crescimento da violência misógina, dos feminicídios e das agressões disseminadas também nos ambientes digitais.

Trata-se de uma conquista relevante para os movimentos de mulheres e para todos os setores comprometidos com a defesa dos direitos humanos, da dignidade e da vida das mulheres. Mais do que uma mudança legislativa, a aprovação reafirma a urgência de enfrentar estruturalmente a violência de gênero e de fortalecer respostas institucionais diante de uma realidade que não pode ser naturalizada. Por isso, convidamos a base a ler a matéria completa, a acompanhar a tramitação do projeto e se somar à pressão pela sua aprovação também na Câmara dos Deputados.

Leia a matéria completa em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2026/03/24/inclusao-da-misoginia-como-crime-de-preconceito-e-aprovada-e-vai-a-camara

*Com informações da Agência Senado