Acontece no APUBH, Notícias

24 de janeiro: Da luta, ninguém se aposenta!

Por que festejar o 24 de janeiro, como o dia nacional dos aposentados e das aposentadas? Foi com a promulgação do Decreto federal 4.682 em 1923, que a classe trabalhadora conquistou o direito à aposentadoria. Celebrar o Dia Nacional de Aposentados e Aposentadas exige da nossa categoria docente insistir na luta, renovando energias e fazendo escolhas políticas que estejam de acordo com as nossas aspirações e interesses, pois, desta luta, ninguém aposenta!

Temos consciência que são muitas as dificuldades a serem enfrentadas na defesa e permanência dos direitos à aposentadoria e Previdência Social, ao reconhecermos perdas históricas para a categoria docente universitária e toda a classe trabalhadora. Temos sofrido constantes ataques e perigosas investidas consequentes da atual composição do Congresso Nacional, em sua maioria formada por parlamentares contrários à defesa dos direitos sociais.

Diante do aqui exposto, salientamos a importância de nos mantermos engajados na luta, destacando a importância das nossas escolhas no processo eleitoral de 2026. As investidas das políticas neoliberais em curso vêm promovendo o desmonte das redes de solidariedade e proteção da classe trabalhadora, retirando sorrateiramente direitos, privatizando empresas de interesse público, transformando-as em mercado, para gerar lucros para empresários e reduzindo serviços prestados à população.

Assim, a luta contra tais políticas é de todo o conjunto da sociedade brasileira, aposentados ou não! Esta é uma luta coletiva!!

Portanto, a escolha de um governo e Congresso comprometidos com as demandas sociais relacionadas à seguridade social, educação, em particular a educação pública superior de qualidade social e científica, saúde e segurança, dentre outras, é um dos caminhos que pode contribuir para a manutenção de direitos adquiridos e justas reinvindicações das pessoas que já usufruem da aposentadoria ou que a tem na sua perspectiva de direito.

Finalizamos com as nossas congratulações aos nossos e nossas colegas aposentados e aposentadas!!

Viva a luta! Viva o Movimento Docente da UFMG! Viva o APUBH!

Nosso abraço!