Em defesa das liberdades democráticas

Neste 8 de janeiro, lideranças de entidades dos movimentos estudantil, sindical e popular, brasileiros e brasileiras comprometidos com a defesa das liberdades democráticas ocuparam as ruas em todo o Brasil para lembrar a tentativa de golpe de estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
Em Belo Horizonte, a manifestação ocorreu na Praça Fuad Noman e foi possível perceber que a continuidade da luta por liberdades democráticas, o posicionamento contrário à anistia aos participantes da tentativa de golpe, em 2023, e portanto ao chamado PL da dosimetria, são bandeiras que unificam a luta por uma democracia com direitos, em nosso país.
Na manifestação, os discursos também convergiram na defesa da soberania da Venezuela, que é também a defesa da soberania da América Latina. O repúdio ao imperialismo estadunidense, ao ataque sofrido pela Venezuela e ao sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa foram também marcas comuns das falas de representantes das mais diversas entidades.

Os discursos vocalizados mostraram que continua aberto o caminho para construir a unidade na luta por pautas que implicam a construção da justiça social, da democracia com direitos e da soberania de nosso país. Para concretizar essas pautas, há muita luta pela frente e é possível fazê-la em unidade com o amplo arco de entidades dos movimentos estudantil, sindical e popular.
É compromisso do APUBHUFMG+ construir essa unidade na luta!
