Acontece no APUBH, Notícias

Toda a solidariedade à professora Maria Inês da Silva Barbosa, expulsa de Conferência em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, forçou a saída da professora Maria Inês da Silva Barbosa, docente da Universidade Federal do Mato Grosso, impedindo-a de forma inaceitável e autoritária de se dirigir às pessoas participantes da Conferência Municipal do Sistema Único de Saúde em Cuiabá (MT) utilizando linguagem neutra, conforme notícia publicada no site Alô Chapada.

Maria Inês, mulher negra, é mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) e utilizou pronomes neutros para tratar de forma igualitária as pessoas ouvintes de sua palestra. Essa atitude irritou o prefeito, que ameaçou suspender a apresentação da professora, caso ela mantivesse a forma neutra durante a palestra a qual foi convidada a proferir.

Diante dessa atitude desrespeitosa e autoritária do prefeito, a professora Maria Inês se retirou da Conferência, iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, órgão independente da prefeitura de Cuiabá.

A diretoria do APUBHUFMG+ manifesta toda a sua solidariedade à professora Maria Inês da Silva Barbosa e repudia a atitude autoritária do prefeito de Cuiabá, própria de quem reforça o racismo e o patriarcado que causam indignação por estarem ainda fortemente presentes em nossas relações institucionais cotidianas.

Vale lembrar que Abílio Brunini pertence ao Partido Liberal, o mesmo cujos membros tramam contra a soberania brasileira para livrar Bolsonaro de uma provável punição por tentativa de golpe e erguem uma bandeira em homenagem a Donald Trump em pleno Congresso Nacional homenageando sua atitude de sobretaxar produtos brasileiros e prejudicar a economia e o povo do nosso país.