APUBHUFMG+ antirracista: confira o novo local e as presenças confirmadas no Sarau Antirracista das Pessoas Docentes da UFMG
Qual o papel das professoras e dos professores na construção de uma sociedade antirracista? A partir desse questionamento, buscamos construir, com as pessoas que compõem a categoria docente da universidade, a ação “APUBHUFMG+ antirracista”. A ação, desenvolvida para o Novembro Negro deste ano, faz parte dos esforços do sindicato para reunir a comunidade acadêmica da UFMG no debate sobre a presença e a resistência de pessoas negras na universidade. Seguimos atuando, ativamente, na luta contra o racismo estrutural que permeia a sociedade.
Em 2024, propomos a criação de um espaço de afetos e encontros artísticos e culturais: o Sarau das Pessoas Docentes Antirracistas da UFMG. Convidamos todas as pessoas a se juntarem nesse momento de música, poesia, linguagens artísticas diversas da comunidade acadêmica e também de artistas da cidade. Também teremos a cozinha afromineira do MinasJé.
Participe do evento no dia 22 de novembro (sexta-feira), a partir das 19h. Pensando no conforto de quem for participar do evento, o local foi alterado para a Sede da CUT/MG (Rua Pedro Carvalho Mendes, 70 – Bairro Colégio Batista).
Presenças confirmadas: Magna Cristina (TAE da UFMG / Contadora de Histórias); Gil Amâncio (Artista multimídia / Professor do Curso de Teatro da UFMG); Fernanda Brito (Professora da EBA/UFMG / Doutora e mestra em História da Ciência – PUC-SP); Markim Cardoso (Filósofo / Movimento Negro Unificado); Centro de Dança Letícia Soares (Apresentação BellyBlack); Samba do Corredor.
Contamos com a presença de todas as pessoas antirracistas que integram a comunidade acadêmica. Devemos ter em mente que o racismo estrutural perpassa toda a sociedade, não se restringindo às pessoas negras. Da mesma forma, para a construção de uma sociedade que seja, de fato, antirracista, precisamos envolver todas as pessoas nesse debate.
Ver essa foto no Instagram
APUBHUFMG+ fortalece o Novembro Negro da UFMG
Em 2024, o Novembro Negro da UFMG chega à sua 7ª edição. Com o tema “A Luta Antirracista na UFMG”, a programação conta com debates e atividades artísticas e culturais. A iniciativa é realizada pela universidade, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE/UFMG. Confira a programação completa: https://www.ufmg.br/novembronegro/programacao/
O Novembro Negro da UFMG é uma iniciativa coletiva, com o envolvimento de membros de órgãos institucionais da universidade, das entidades representativas dos setores da comunidade acadêmica e do movimento negro. Assim como nas edições anteriores, o APUBHUFMG+ fez parte desse construção coletiva, em sintonia com as demais entidades representativas dos setores da comunidade universitária: o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFMG), o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES) e a Associação dos Servidores da UFMG (ASSUFEMG).
Dentre outras atividades, a parceria entre o APUBHUFMG+ e a PRAE/UFMG contribuiu para a realização da apresentação artística “Samba da Meia-noite”. A atividade cultural marcará o encerramento do Novembro Negro da universidade, no dia 28 (quinta-feira), às 19h30, na Praça de Serviços do Campus Pampulha. Além disso, o sindicato contribuiu financeiramente para a confecção de camisetas para as equipes proponentes das atividades, assim como para a realização de lanches coletivos que vão contemplar participantes e eventos, ao longo da programação.
O APUBHUFMG+ continua, assim, fortalecendo a parceria com a comunidade universitária para a difusão da pauta antirracista e a valorização da negritude.