Coletivo dos Estudantes da UFMG promove Exposição Fórum sobre Greve e Democracia
Em 25 de maio, das 09h às 16h, na Escola de Ciência da Informação da UFMG, o coletivo dos estudantes da UFMG que lutam pela cultura, promove uma Exposição Fórum com o tema “Greve e Democracia”, com o apoio do APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores.
O tema gerador da Expo/Fórum 2024 é Greve e Democracia, desenvolvido a partir da compreensão do coletivo dos estudantes da UFMG que lutam pela cultura, de que neste momento de luta Conjunta pela Educação e de comemoração dos 40 anos da Campanha das Diretas Já, seria fundamental pensar na importância da Greve, da luta por Direitos Trabalhistas e de Educação, em um contexto de Democracia.
Sob a orientação da professora Carolina Ruoso, coordenadora do Laboratório de Curadoria de Exposição Bisi Silva – programa de extensão que integra o Grupo Estopim/CNPq, a exposição foi construída sob a noção de Museu como Fórum, uma instituição aberta ao diálogo sobre temas que são de interesse social.
Assim, a exposição é um convite para pensar na força do movimento e da circulação das palavras que ressoam no nosso cotidiano sobre os sentidos da Greve e da Democracia e apresentam as cores da diversidade. Uma exposição fórum cria zonas de contato, de fricção, de aproximação sobre as experiências de greve, das ações de homens e mulheres no tempo e no espaço da greve.
No dia 25 de maio, os visitantes da Expo/Fórum poderão conhecer os trabalhos dos artistes: AGITPROP com metodologia desenvolvida por Aline Albuquerque, Alanis Margarita, Alice Martins, Andrea Vilela, Carolina Rezende de Souza, Ciber_Org com Departamento de Orientação e Racionalização dos Serviços Púbicos, Cristina Rovesse, Elisa Campos, Gabriel Lopo, Iara Abreu, Jonathas de Andrade em um trabalho de coautoria com Mariana Lacerda Gonçalves e Pedro Marques e Alunos do Colégio Estadual Fernão Dias e das escolas ocupadas do Estado de São Paulo/ São Paulo / SP, Patrícia Azevedo e Rodrigo Borges.
As obras apresentadas nos convidam a refletir sobre as dimensões da luta, diante das amarrações e as marcas da modernidade, dos gestos de resistência em nome da transformação. Também teremos registros de memória das greves, das ocupações, das camadas do tempo. Um olhar para a criação em contexto de revolta, trazendo registros das lembranças e esquecimentos dos tempos de luta. Arte e patrimônio cultural, do ato político de um trancaço ao gesto simbólico de lavar a alma; fazer greve é atuar com dignidade em tempos de democracia.
O coletivo dos estudantes da UFMG que lutam pela cultura é constituído por estudantes da Escola de Belas Artes, da Escola de Ciência da Informação e Matemática Computacional. O espaço é aberto para a participação das pessoas interessadas nos temas arte, cultura, greve e democracia.
SERVIÇO:
Exposição Fórum Greve e Democracia
Realização: Coletivo dos estudantes da UFMG – Escola de Ciência da Informação (ECI) e Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG)
Apoio: Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH UFMG+
Quando: 25/05/2024 (sábado) – 09h às 16h
Local: Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG – Avenida Antônio Carlos, 6627- Campus Pampulha
Entrada gratuita.
INFORMAÇÕES:
Carolina Ruoso
E-mail: greve.expoforum@gmail.com
Fone: (31) 99140-2520