Acontece no APUBH

‘APUBHUFMG+ nas unidades’: ação do sindicato com a categoria docente do ICA, em Montes Claros

O sindicato precisa estar junto à sua base. A luta é construída, coletivamente, com a participação de cada trabalhadora e de cada trabalhador que compõe a categoria. Atento a nisso, o APUBHUFMG+ busca promover ações de mobilização e interação junto às professoras e aos professores da UFMG. Nesse sentido, o sindicato realizou a ação ‘APUBHUFMG+ nas Unidades’, na segunda-feira passada (18/04), no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus da universidade em Montes Claros.

As professoras Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, e Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo, docente de Montes Claros e suplente da diretoria executiva, participaram da ação. O APUBHUFMG+ também foi representado pelos professores Sidney Pereira e William James Nogueira Lima, que lecionam no ICA e fazem parte das diretorias setoriais ‘Territórios Em Movimento: Cultura, Qualidade de Vida e Direitos Humanos’ e ‘Ciência, Tecnologia E Educação’, respectivamente. Devemos destacar, ainda, a presença das professoras do ICA Julia Maria de Andrade e Marilda Teixeira Mendes, que integram o Conselho de Representantes de Unidades.

Conscientização, mobilização e confraternização

A iniciativa foi uma oportunidade para os professores (filiados ou não) tomarem um café e conversarem com integrantes da diretoria sobre as principais pautas e a atuação política do sindicato. Além da diretoria, a Assessoria Jurídica do sindicato também participou da ação. Ao longo do dia, os professores tiveram acesso a um plantão no local, para tirar dúvidas e receber orientações.

As/os integrantes do sindicato percorreram as instalações do campus, visitando salas de aulas e laboratórios, para dialogar com os professores sobre a importância de integrar o sindicato, através da filiação e da participação em suas ações. Um exemplo da atuação sindical, que foi abordado com a categoria, é a jornada de luta pela recomposição salarial do funcionalismo público federal. Panfletos informativos, produzidos pelo sindicato sobre estes temas, foram entregues aos professores. Houve ainda a distribuição de máscaras PFF2 e dos bottons do APUBHFMG+ “Pela Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade!”.

Essas pautas também foram tema de um bate-papo com a categoria, no início da noite. E os participantes também puderam levantar questões, tirar dúvidas e propor sugestões. Foram apresentadas demandas, em relação à carreira, ao sistema de avaliações e às necessidades da categoria no local. Outro ponto levantado foi o Ponto de Encontro do Professor (PEP), o espaço do sindicato para atividades presenciais no ICA. A diretoria realizou uma visita ao local e, após avaliação da diretoria, com o apoio de professores da área de engenharia, foi avaliada a necessidade uma reforma no prédio, considerando as avarias sofridas com as chuvas do mês de janeiro.

Para a presidenta do APUBHUFMG+, a ação possibilitou “uma troca muito profícua, muito construtiva” aproximando o sindicato de sua categoria. A professora agradeceu muito à categoria docente do ICA pela recepção, carinho e disponibilidade. A visita ao ICA foi finalizada, na parte da noite, com um momento de confraternização entre os professores.

Não nos faltam motivos para lutar. Conheça o seu sindicato e faça parte!

 

Confira a cobertura, em fotos, nas redes sociais do APUBHUFMG+:

Instagram: https://bit.ly/3EsbSDK  // https://bit.ly/388MGpF

Facebook: https://bit.ly/3rBtl7u // https://bit.ly/3L0dozD