Dia Nacional da Ciência na UFMG

A iniciativa tem entrada gratuita e acontece no dia 06/07, das 9h às 16h, no Centro de Referência da Juventude – CRJ-BH

A UFMG comemora, no dia 6 de julho, o Dia Nacional da Ciência, com atividades para o público sobre temas diversos, como apresentações de robótica, palestras sobre fake news e impressão em 3D.

Aberta a todos, a iniciativa tem entrada gratuita e acontece das 9h às 16h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH), localizado na Rua Guaicurus, nº 50, centro de Belo Horizonte, e seu entorno. 

O evento é uma homenagem às datas comemorativas do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, que no Brasil foram estabelecidas no dia 8 de julho. 

Programa

Com atividades destinadas ao público infantil, juvenil, adulto e universitário, a comemoração busca abordar a multiplicidade das ciências. Será uma oportunidade para a população conhecer o que se produz nas áreas de saúde, biológicas, sociais, exatas, ciências da terra, engenharias, linguística, artes e agrárias. 

As atividades incluem palestras, oficinas, lançamentos de livros, exposições, apresentações musicais e teatrais, apresentações de robótica e de veículos de competição sustentáveis.

Dentre alguns dos temas tratados no evento, os participantes poderão aprender sobre a diversidade dos ácaros, odontologia para pessoas com deficiência, HIV, democracia, eleições e fake news e descobertas em quadrinhos.

As oficinas previstas incluem um laboratório para apresentação de plantas medicinais e aromáticas, observação do Sol com telescópio, montagem de luminárias com peças em corte a laser, demonstração de uma Impressão 3D, experimentações fotográficas e identificação de cobrais corais.

Para o diretor de Divulgação Científica da UFMG, professor Yurij Castelfranchi, a proposta é responsável por dar amplitude nacional aos trabalhos e assuntos científicos. “É uma oportunidade para os cientistas entrarem em contato direto com a sociedade. E nesse momento pelo qual passa o Brasil, em que é colocada em dúvida a relevância da academia e do saber científico, mais do que nunca a data é essencial”, ressalta.

Inclusão

O Dia Nacional da Ciência propõe o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, com possibilidade de envolvimento de outras instituições de ensino superior e de pesquisa de Belo Horizonte. 

Além da organização da SBPC e da UFMG, a festa de Belo Horizonte terá a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), da Fiocruz Minas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CRJ-BH, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Espaço do Conhecimento UFMG e da Santa Casa de Belo Horizonte.

Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador

Duas leis, uma de 2001 (10.221/2001) e outra de 2008 (11.807/2008), instituíram, respectivamente, o dia 8 de julho como o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador. A escolha da data foi uma homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 1948. A comemoração nacional é realizada pela SBPC, com atividades espalhadas por diversas cidades.

Descrição ImagemEvento leva ciência a todosLucas Braga/UFMG
post anterior próximo post Voltar para listagem