NOTA PÚBLICA DA APUBH DE SOLIDARIEDADE AOS SERVIDORES DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

No dia 28 de outubro de 2018, foi eleito o Capitão reformado Jair Bolsonaro para presidente do país, o qual assumirá o cargo no dia primeiro de janeiro de 2019.

Ficamos profundamente surpresos quando na segunda feira, dia 29 de outubro tomamos conhecimento em grupos de WhatsApp de um vídeo em que o presidente eleito manda ‘recado’ a alguns professores da Fundação João Pinheiro (FJP). Nas imagens ele cita nominalmente oito professores do corpo docente da FJP que estariam defendendo nas suas aulas, segundo o presidente eleito, regimes autoritários como da Coréia do Norte e Cuba.
Não é possível saber quando o vídeo foi gravado, mas sua ampla divulgação um dia após a vitória do candidato levou a Instituição à suspender suas atividades na terça-feira, dia 30 de outubro e publicar nota assinada pelo seu presidente Roberto de Nascimento Rodrigues:
“A Fundação João Pinheiro não pode aceitar que manifestações de intransigência se voltem contra seus servidores de maneira desrespeitosa à liberdade de expressão garantida pela Constituição cidadã de 1988. Fiel ao legado constitucional, a Escola de Governo da FJP tem como uma de suas pedras angulares a manutenção de um ambiente diverso, plural, suprapartidário, de respeito à liberdade de pensamento e opinião e de controle à intolerância”.

O processo eleitoral recém terminado mostrou muitos episódios de violência sendo todos eles condenáveis, pois constatam um agravamento dos conflitos entre as diferentes posições partidárias que se estendem a toda a sociedade, que necessita ser e permanecer democrática.

A APUBH vem por essa Nota Pública externar todo apoio e solidariedade aos servidores da Fundação João Pinheiro, que se destaca no cenário do ensino e da pesquisa de Minas Gerais, desde sua fundação em 1969 e externa seu repúdio à cultura do ódio e da ofensa que ora ameaça a todos, por meio de constrangimentos e ameaças, tais como expressas no vídeo do presidente eleito.

Diretoria APUBH