Acontece no APUBH

Categoria reafirma luta contra o fascismo e defesa da Universidade Pública, em Assembleia

O Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH realizou Assembleia Geral Extraordinária da categoria, nesta terça-feira (13/11), no Auditório A102 do CAD2, no Campus Pampulha/UFMG. As e os docentes do ICA/UFMG, em Montes Claros, puderam acompanhar e interagir na Assembleia, através de transmissão simultânea.

Os professores realizaram análise da conjuntura pós-eleições e ameaças iminentes, onde se destacaram a previdência social, o adiamento do reajuste dos professores, a liberdade de cátedra, os casos de assédio moral, entre outros.A categoria reafirmou o compromisso de luta em defesa da democracia e da Universidade pública e contra a ascensão do autoritarismo e de tentativas de censura e controle de pensamento, expressos nas tentativas de cerceamento de liberdade de cátedra e perseguição a docentes.A liberdade de cátedra é princípio fundamental de qualquer Sociedade democrática e condição necessária para o funcionamento de qualquer Universidade. A liberdade de cátedra pareceu pela primeira vez na Constituição Brasileira em 1934 e é garantida pela constituição de 1988.

A Assembleia deliberou pela criação de um grupo de trabalho (GT) de Comunicação, para organizar as estratégias, meios de divulgação e elaboração de material, levantados pela categoria. Houve ainda a deliberação e aprovação do cronograma de mobilizações, que inclua a elaboração de uma agenda de atividades e participação em atos de mobilização e movimentos em defesa do direito à aposentadoria, contra a reforma da previdência e contra a lei “Escola sem Partido”. A próxima assembleia foi definida para o dia 6 de dezembro de 2018 (quinta-feira), às 11h, no Auditório do CAD1, no Campus Pampulha/UFMG.

A Assembleia teve a presença de representantes de entidades nacionais da categoria docente, que fizeram a análise da conjuntura atual e realizaram informes sobre as mobilizações que vem sendo e ainda serão desenvolvidas.O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN foi representado por seu presidente, o professor Antonio Gonçalves Filho, e a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – Proifes-Federação foi representada por sua vice-presidenta, a professora Luciene Fernandes.

Contou ainda com a presença do estudante Gabriel Lopo, coordenador-geral do DCE/UFMG, representando a categoria discente, e dopresidente do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na  Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aerospacial (SindCT), Ivanil Elisiário Barbosa.