Acontece no APUBH

Assembleia 9 de maio e indicativo de paralisação para 15 de maio

Colegas Docentes da UFMG,

Os contingenciamentos e cortes de verbas para a Educação, Ciência e Tecnologia tendem a sucatear completamente as universidades nos próximos anos. Quem está na Universidade pública há mais tempo já viu esse filme! Vamos aguardar, de braços cruzados, até o momento em que não teremos mais acesso a insumos básicos, como a energia elétrica, como já ocorreu na década de 1990? O decreto federal 9741 de março contingenciou 42.27 % do MCTIC e 31,7% do Ministério de Educação, atingindo em cheio os orçamentos federais da educação, ciência, tecnologia e inovação já reduzidos a um terço do que era em 2014. O governo estadual descumpre a constituição estadual que prevê o repasse de 1% da receita corrente ordinária para a FAPEMIG em doze parcelas e repassa apenas 25 % do devido. 

Lutar agora com dignidade é o caminho que se nos apresenta. Não podemos ser cúmplices, por omissão, de todos os ataques agora impetrados contra a Universidade Pública e Democrática. Precisamos defender a sobrevivência das agências de fomento à pesquisa, como a FAPEMIG, o CNPQ e a CAPES.

Precisamos lutar contra a destruição da Previdência Social e pelo nosso direito a uma aposentadoria digna. A reforma deste governo aumenta a idade mínima, aumenta o tempo de contribuição para quarenta anos, corta direitos já conquistados, descontitucionaliza e instala o regime de capitalização rechaçado no Chile e em outros países por levar os idosos ao recebimento de aposentadorias mínimas e à miséria. Ao mesmo tempo retira 30 % da receita da seguridade social através da DRU e não cobra os 490 bilhões de dívida da previdência das grandes empresas.

Convocamos todos a comparecer à Assembleia Docente, no dia 09 de maio, às 11h, no auditório da Escola de Engenharia. Na pauta, o indicativo de paralisação para o dia 15/05: dia nacional de luta pela Educação,Pesquisa e Contra a Reforma da Previdência.

Precisamos sair da assembleia com uma grande agenda de atividades em defesa: do Pluralismo de Ideias; do Ensino; da Pesquisa; da Ciência e Tecnologia; da Inovação; da Pós-Graduação; da Extensão; do SUS e do Hospital Universitário.

 

APUBHUFMG+
Sindicato dos Professores