Acontece no APUBH

APUBH convoca docentes para o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador (08/07). Compareça!

Saudamos os 70 anos da SBPC, o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador: Contra os cortes!  

 

Diante do quadro de cortes dos direitos sociais, vivido atualmente em nosso país, há pouco o que comemorar. Menos ainda, se considerarmos efeitos profundos causados por ações como a Medida Provisória 839/2018, do atual governo, que promove cortes e cancelamentos de recursos no orçamento já empobrecido para Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia decorrente da catastrófica EC95 que congela os gastos públicos por 20 anos.

Os novos cortes atingem instituições e programas como o CNPq; a Educação e Formação em Saúde (Fiocruz, Funasa e Fundo Nacional de Saúde); a EMBRAPA; o Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST); o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); o INMETRO; o MEC; o Ministério da Saúde; o Programa de Educação do Campo dentre outros e, portanto, atingem diretamente nossa pesquisa, nossa extensão e nosso ensino na Educação Superior, bem como na escola de Educação Básica (Centro Pedagógico da UFMG) e nas escolas de Educação Técnica ou Tecnológica (Teatro Universitário e Colégio Técnico da UFMG).

Somos, dessa forma, cerceados do exercício de nosso direito de contribuirmos com um projeto sustentável de desenvolvimento econômico e social, que supere as desigualdades históricas em nosso país.

Assim, no próximo dia 08 de julho, quando se comemora o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, além dos setenta anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vimos convidar vocês a chamar a atenção da população para a grave crise vivida pela Ciência e a Tecnologia no Brasil e para a necessidade de se mobilizar para impedir novos cortes e lutar para que o orçamento deste setor retorne aos valores de 2013 que, atualmente, é menos da metade do existente naquele ano.    

As políticas do atual governo nessa área afetam, negativamente, esses direitos sociais e áreas estratégicas ao desenvolvimento social e econômico do País.

A atividade será no dia 08, domingo, das 10 às 14h, no Espaço do Conhecimento – UFMG, na Praça da Liberdade, 700, no Bairro Funcionários, aqui em Belo Horizonte.

É um dia de comemoração e de luta por direitos e pela soberania do País.

Contamos com a sua participação, colegas.

Um abraço e até lá!

 

Diretoria da APUBH