Notícias

Simpósio sobre suicídio e medicina integra programação de Setembro Amarelo

Com o objetivo de debater a saúde mental e o suicídio na área da saúde a Faculdade de Medicina da UFMG recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, o “Simpósio: Saúde mental e suicídio do médico e do estudante”.

O encontro será no Salão Nobre da Unidade, e a programação é direcionada a estudantes e profissionais de medicina e psicologia.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online.

O Simpósio é uma ação de extensão do SAM com apoio da Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Associação Mineira de Psiquiatria. O evento integra a programação do Setembro Amarelo – Mês de Prevenção do Suicídio, uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Iniciativas
Além da apresentação do Napem, da Faculdade de Medicina, será lançado durante o evento o Núcleo de Apoio Psiquiátrico e Psicopedagógico ao Residentes do Hospital das Clínicas da UFMG (Nappre-HC), com a participação do professor do SAM e coordenador do Serviço de Psiquiatria do HC, Bernardo Viana.

Outras experiências, como  projeto de extensão V.I.D.A.S, coordenado pelo professor e chefe do SAM Humberto Côrrea, o Grupo de Apoio a Enlutados da Faculdade de Medicina da UFMG (Gaes) e o Núcleo de Apoio da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e um serviço de Assistência em Saúde Mental para Médicos Residentes da Unifesp também serão apresentadas aos participantes. Professores e especialistas também apresentarão pesquisas e promoverão debates em mesas-redondas e palestras sobre saúde mental e suicídio.

Oficinas
Os professores do Departamento de Saúde Mental da Faculdade (SAM), Leandro Malloy e Fernando Silva Neves promovem, na quarta-feira, 12, pela manhã, uma oficina direcionada para professores da Faculdade de Medicina da UFMG sobre saúde mental e mudanças. No dia 13, pela manhã, acontece a oficina “Os preceptores do HC e a saúde mental dos residentes”.

Cinema
Na quinta-feira, 13 de setembro,  o filme “Nasce uma estrela” abrirá a mostra “Luz, câmera e prevenção. O Setembro Amarelo vai ao cinema” que exibe, até o dia 27 de setembro, filmes com temática ligada ao suicídio. As exibições, gratuitas, serão na sala Humberto Mauro, no Palácio das Artes, que fica na avenida Afonso Pena, 1.537.

Veja a programação completa.

 

Fonte: Ascom Faculdade de Medicina