Notícias

Roda de conversa marca o início do projeto de rede comunitária para o combate à fome em Santa Luzia

Fonte:  Assessoria de Comunicação Tucum

Projeto do Instituto de Promoção e Desenvolvimento Social Tucum foi um dos 11 aprovados pelo Edital de Solidariedade 2021 do APUBH UFMG+

No último dia, 11/12,  uma roda de conversa marcou o início da articulação da Rede Comunitária de Soberania Alimentar e Nutricional, no salão comunitário Padre Luis Neiss, na Igreja da Penha, no bairro Palmital.

Com o objetivo de articular alternativas para a superação de desigualdades localizadas em contexto de extrema pobreza, especialmente na condição de fome presente em famílias dos territórios vulneráveis da região, a rede busca mobilizar cinco metas integradas, que intentam colaborar para a superação da fome.

Entre as metas estão o fortalecimento das redes locais de produção de alimentos e proteção social; desenvolvimento de ações formativas, incentivo de empreendedorismos locais e formas de enfrentamentos às violações de direitos dessas populações; além da valorização e fortalecimento da diversidade biocultural dos sistemas alimentares locais; qualificação e garantia da articulação dessas ações com poderes públicos locais, com planejamento em curto, médio e longo prazo.

Neste momento, além de uma roda de conversa sobre segurança alimentar e combate à fome, serão apresentados à comunidade alguns movimentos já conquistados pelo grupo, como financiamento voltado para cessão de benefícios alimentares e implementação de uma horta comunitária, pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH UFMG+).

Na sequência o grupo prevê a constituição de possível banco de alimentos, no diálogo entre comerciantes locais, moradores, dirigentes lojistas e poder público, além de fomento a empreendimento locais, no campo das economias solidárias. O processo é colaborativo e conta com financiamentos captados em agências independentes, em conjunto com lideranças e rede local. Busca formas plurais de colaboração e está em diálogo com secretarias de governo para ampliar suas ofertas.

Além disso, essa iniciativa conta com suporte do grupo Kaipora/UEMG – Laboratório de Estudos Bioculturais da Paróquia Santíssima Trindade e da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Metropolitana – CRSAN Metropolitana.

Confira as imagens do lançamento:

Crédito das Fotos: Instituto de Promoção e Desenvolvimento social Tucum