Acontece no APUBH, Notícias

45 anos do APUBH – Entre passado e presente rumo ao fortalecimento da categoria e da educação

Nos dias 9 e 10 de novembro comemoram-se os 45 anos de fundação do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros (UFMG) e Ouro Branco sob o tema “Entre passado e presente – rumo ao fortalecimento da categoria e da educação”. Os dias de celebração foram marcados por mesas de conversa para saudações, discussões e agradecimentos por parte da diretoria e dos filiados. O evento aconteceu presencialmente na sede do APUBHUFMG+ e contou, também, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O dia 9 de novembro foi marcado como dia de comemoração e reflexão pelos 45 anos de fundação do APUBH. Trouxe pautas sobre o ensino e pesquisa, a presença feminina nos espaços da UFMG, os aspectos sociais e afetivos da universidade, além das questões de raça e inclusão, entre outros pontos que atravessam a realidade da categoria docente e discente do ensino público. O fomento ao ensino, à diversidade e o estímulo ao diálogo são pontos indissociáveis da realidade vivida por alunos, professores e servidores da Universidade Federal de Minas Gerais e foram destacados nesta noite. O APUBH, mais uma vez, se mostra presente na luta e no debate em defesa da universidade pública, científica e de qualidade, completando, agora, 45 anos.

Ambos os dias de comemoração contaram com a apresentação da professora Analise de Jesus. A vice-presidenta do Sindicato, no dia 9, usou seu espaço para falar das finalidades do sindicato APUBH e sua colaboração para com a categoria docente das universidades federais. Em seguida, a vice-presidente convidou à mesa representantes da AMES-BH – Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte, do DCE UFMG, da FENET – Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico e do Grêmio do COLTEC UFMG.

Além dos representantes da classe estudantil, a professora também chamou outras entidades para a mesa. O evento contou com a presença da CUT, do ANDES, do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG), da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da OAP – Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG, do SINDIFES, do Sind-UTE/MG, além da presença da professora Sandra Regina Goulart, reitora da Universidade.

A última rodada da noite contou com a  presença de representantes do SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, da UEE – União Estadual dos Estudantes, do SINDCEFET-MG – Sindicato dos Docentes do CEFET-MG, do ADUEMG – Associação de Docentes da UEMG e da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

Para encerrar a noite, o Sindicato fez uma breve homenagem à cantora Gal Costa e, finalizando as mesas do primeiro dia, a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBH, fez suas considerações e agradecimentos aos presentes no evento.

O segundo dia de comemoração dos 45 anos de fundação do APUBH começou com uma retrospectiva sobre a história do APUBH, suas diretorias e os principais marcos de cada gestão. A professora Analise, expositora da história do sindicato, iniciou sua fala esclarecendo que essa história é necessariamente atravessada pelas pessoas quee passaram pelo sindicato, seja enquanto filiados, seja enquanto membros da diretoria. Em apresentação, a vice-presidenta fez rememorações, que vão desde a fundação da diretoria provisória do APUBH em 1977, ainda durante o período da ditadura militar, até os dias atuais, com a nova gestão para o período de 2022-2024.

Em segundo momento, ocorreu a abertura do espaço para filiados e filiadas fazerem saudações e abordarem a relevância da filiação ao Sindicato diante dos governos recentes e que tentam sufocar essas entidades. Em seguida, a presidenta Maria Rosaria Barbato tomou voz para falar sobre como a atual gestão enxerga o papel do Sindicato, assim como destacar sua importância e valorizar a filiação, mas também a participação ativa dos professores e professoras dentro da entidade para a luta que construímos juntos.

Para finalizar a segunda noite do evento, a professora Analise trouxe algumas das respostas ao formulário enviado aos professores e professoras em que se perguntavam os motivos para filiação, permanência e indicação para outros colegas. Por fim, aconteceu, das 20h às 22h, uma confraternização cultural entre os presentes.

A transmissão completa dos dois dias do evento está disponível no canal do APUBH no YouTube.

Dia 09/11 – Quarta-feira

 

 

Dia 10/11 – Quinta-feira