Acontece no APUBH, Notícias, Notícias - Andes

APUBHUFMG+ dá sequência ao debate com a categoria sobre a relação do sindicato com o ANDES-SN

A professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, abordou a relevância da participação do APUBHUFMG+ no sindicato nacional | Foto: Lara Marques.

O APUBHUFMG+ promoveu, na tarde da última quarta-feira (31/05), uma nova etapa da discussão com a categoria sobre o processo de reaproximação do APUBH com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Na conversa presencial, realizada na sede do APUBHUFMG+, as pessoas filiadas puderam compartilhar, de forma livre e democrática, as suas experiências com o ingresso e desvinculação de nossa entidade ao Sindicato Nacional.

A conversa integra o conjunto de atividades, que vem sendo realizado pelo sindicato, por meio do Setor de Organização da Política Sindical do APUBH em Âmbito Nacional. A proposta é construir coletivamente a nossa posição na luta em defesa dos direitos da categoria docente federal, assim como definir os próximos rumos a serem adotados.

Em 1981, o APUBH integrou a criação do ANDES-SN, onde veio a permanecer até o ano de 2007, quando a diretoria da época optou pela saída, o que foi ratificado em assembleia de docentes. A possibilidade de vinculação nacional voltou a ser discutida, desde 2018, devido ao entendimento da necessidade do APUBH  integrar a luta nacional, especialmente os docentes do magistério técnico e superior.

Assim, o APUBHUFMG+ tem buscado se unir à articulação em âmbito federal, o que abarca a participação, como entidade convidada, dos eventos promovidos pelo ANDES-SN. E atendendo à deliberação de assembleia, o sindicato acompanha os espaços de discussão em âmbito federal que sejam relevantes à nossa categoria.

A professora Analise de Jesus da Silva, vice-presidenta do sindicato, explicou as ações do Setor de Organização da Política Sindical do APUBH | Foto: Lara Marques.

Iniciando a atividade, a professora Analise de Jesus da Silva, vice-presidenta do sindicato, explicou as ações do Setor de Organização da Política Sindical do APUBH. Em relação à vinculação ao Sindicato Nacional, o Setor se dedica a prosseguir com o debate, iniciado nas gestões anteriores, assim como a dar andamento ao processo necessário. Ainda de acordo com a docente, a proposta é que o sindicato se reúna em assembleia para deliberar sobre este tema no mês de setembro.

A professora pontuou que, entre as ações desenvolvidas, está a tentativa de sanar as principais dúvidas sobre a uma possível filiação, bem como à atual relação entre as entidades e ao processo de vinculação. Dessa maneira, a diretoria do sindicato formulou um conjunto de 47 perguntas, que foram encaminhadas à direção do ANDES-SN. As respostas foram formalizadas em documento, que pode ser acessado por meio do link a seguir: https://encurtador.com.br/iuvy1

Mais informações podem ser conferidas na Carta do Setor de Organização da Política Sindical do APUBH em âmbito nacional à Categoria Docente da UFMG, disponível em: https://encurtador.com.br/jlxI3

Em sua fala no debate, a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, abordou a relevância da participação de nosso sindicato na entidade nacional. Como ela explicou, mesmo se mantendo em isolamento, o sindicato APUBH tem demonstrado a sua capacidade de mobilização e luta, incluindo a presença ativa em mais de trinta manifestações públicas, nos últimos anos.

Em nível regional, isso se evidenciou em relação à pandemia, em que o sindicato liderou iniciativas, como o abaixo-assinado com mais de 900 adesões da categoria que foi entregue ao prefeito de Belo Horizonte. Já em nível nacional, entre outros casos, somamos forças à luta vitoriosa contra a aprovação da Reforma Administrativa.

Isso só reforça, ainda segundo a sindicalista, que é preciso que o sindicato faça parte da luta em nível nacional, para ter condições de contemplar amplamente as demandas da categoria. Dessa maneira, a adesão à maior entidade representativa de nossa classe, seria decisiva. “A voz dos professores da UFMG poderia ter peso nas escolhas em nível de política nacional”, definiu a professora Maria Rosaria.

Nesse sentido, ela citou a necessidade de participar dos debates em nível nacional sobre os rumos da política da Educação, em que, atualmente, não possuímos incidência. A docente também apontou as possibilidades de negociação e diálogo com o governo federal, uma vez que a nossa categoria é vinculada a esta instância.

Na conversa presencial, realizada na sede do APUBHUFMG+, as pessoas filiadas puderam compartilhar as suas opiniões, de forma livre e democrática | Foto: Lara Marques.

A este momento, seguiu-se amplo debate com o plenário acerca das possibilidades de articulação nacional. O Setor de Organização da Política Sindical do APUBH em Âmbito Nacional voltará a fazer eventos desta natureza ao longo dos próximos meses. Solicitamos a todas e todos que acompanhem o site, o informativo e as redes sociais do APUBHUFMG+ para que este debate tão importante tenha adesão e participação da categoria.

 

Fotos: Lara Marques.