Acontece no APUBH

Saiba mais sobre os projetos do Calendário de Mesa APUBH 2023

  • Pedagogia socioespacial e assessoria técnica com interfaces – Arquitetura

 

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Ana Paula Baltazar, Grupos MOM e Lagear, diversos alunos de graduação e pós-graduação

Breve descrição da pesquisa: A proposta de uma pedagogia socioespacial pretende viabilizar a auto-organização contínua de grupos visando ampliar seu poder de decisão sobre o espaço comum, para que demandem e pautem a assessoria técnica de arquitetura e urbanismo quando necessário. A pesquisa parte do pressuposto de que a assessoria não deve ter viés assistencialista, mas contribuir para autonomia e emancipação dos grupos socioespaciais. São propostas interfaces (físicas, digitais e híbridas) que disponibilizam informação técnica, ampliam o imaginário dos grupos e estimulam o diálogo do coletivo sobre suas relações socioespaciais.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Uma série de interfaces foram elaboradas e usadas por grupos socioespaciais em localidades diversas, contribuindo para a criação de um ambiente de aprendizagem socioespacial contínuo, tendo no horizonte a possibilidade de transformação socioespacial.

Relevâncias:  Pensar a arquitetura para além do projeto autoral, pronto (acabado) – quando poucos decidem a vida de muitos –, na direção de proposição de interfaces, buscando ampliar tanto as possibilidades de atuação dos arquitetos quanto contribuir para autonomia e emancipação de grupos socioespaciais. [incluo abaixo três imagens de interfaces muito distintas, desenvolvidas no âmbito da pesquisa. Se for o caso de usar alguma, seria importante uma legenda incluindo quem participou da elaboração.

 

  • Força de Trabalho, Capital e Individualidade – Colégio Técnico (Coltec)

 Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Antônio José Lopes Alves, participantes: mestrandas – Aline Rafaela Lelis Silva e Carla Maria Fonseca de Magalhães Carvalho; Bolsistas de Iniciação Científica – Isabelle Oliveira Rodrigues, Julia Kelly Campos e Lucas de Oliveira Maciel.

Breve descrição da pesquisa: A proposta se insere num esforço de caráter transdisciplinar de entender uma das categorias centrais da realidade socioeconômica moderna, a de força de trabalho.

A vigência desta categoria, em razão de sua valência objetiva determinativa ampla em termo societários reais exige e possibilita a confluência de diferentes campos do conhecimento acerca do social numa articulação que abrange a compreensão das ciências sociais, economia, educação, filosofia, entre outras. No caso específico da propositura aqui delineada, o eixo temático que as articula é do problema da formação humana da individualidade. O que está implicado em definir-se o sujeito em termos de proprietário de si, como proprietário de força de trabalho? Essa questão de teor mais abrangente se desdobra por sua vez em pelo menos seis problemas temáticos que a detalham em suas determinações mais particulares: ) Sobre a categoria força de trabalho no pensamento marxiano; 2) Força de trabalho, alienação, estranhamento e autoprodução contraditória do humano; 3) Valor e valores de uso da força de trabalho; 4) Trabalhador assalariado, riqueza e tendência de decrescimento do capital variável em relação ao fixo; 5) Individualidade, produção de riqueza e reprodução de si como força de trabalho e 6) Da força de trabalho como categoria à existência histórica da força de trabalho no desenvolvimento da produção de riqueza.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Construção de referenciais teóricos, ferramentas de coleta de dados e elaboração de subprojetos já aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG.

Relevâncias:  Conceitual – esclarecimento das diversas dimensões contidas na determinação do ser humano individual como portador da mercadoria força de trabalho;

Acadêmica – formação de pesquisadores nos níveis de graduação e pós-graduação a partir da articulação dos projetos de pesquisa individuais com aquele mais geral;

Social – compreender as implicações individuais e sociais da relação do sujeito consigo mesmo na medida em que converte uma dada componente de sua pessoalidade em mercadoria.

Histórica – entendimento de como ser portador da força de trabalho na forma da mercadoria assume o papel de paradigma prático que molda e delimita as diferentes relações com o mundo e expressões individuais.

 

  • Itinerários Educativos – Escola de Ciência da Informação (ECI)

 Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Jezulino Lúcio Mendes Braga;  Izabella Carvalho de Menezes

 Breve descrição da pesquisa: O projeto “Itinerários Educativos” é proposto pelo Museu do Ouro, em parceria com o curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, no âmbito da extensão universitária. Tem como foco o uso educativo do museu, em relação com a escola e o espaço da cidade. Os itinerários visam abordar museu e cidade a partir de um eixo temático comum, permitindo o aprofundamento e a problematização do assunto escolhido. O primeiro itinerário sugerido tem como tema a água. A equipe de pesquisadores do projeto desenvolveu um material educativo, composto por cards ilustrados, para subsidiar o trabalho dos professores, numa perspectiva interdisciplinar. Os cards propõem atividades a serem realizadas no museu, na cidade e na escola, a partir dos seguintes subtemas: “Águas Auríferas”, “Águas de Beber”, “Águas Servidas” e “Águas Musas”. A Escola Municipal Marita Dias foi convidada pelos proponentes para participar da construção da metodologia do projeto e, consequentemente, implementar o itinerário piloto em sua unidade escolar

 Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: O projeto de pesquisa e extensão Itinerários Educativos parte do pressuposto de que é necessário visitar os museus com ações articuladas e vislumbrando espaços de troca de experiência entre educadores, no museu e na escola, potencializando o uso educativo da cidade no levantamento de questões socialmente vivas. Na concepção de Itinerários Educativos que vem sendo desenvolvida, busca-se estabelecer a conexão entre museu e cidade, nos seus usos, significações e dinâmicas sociais, o que nem sempre é conseguido por meio da realização das visitas guiadas tradicionais. Nesse sentido, o projeto busca criar uma alternativa para a relação episódica entre escolas e museu, ofertando atividades que serão desenvolvidas para além da visita.

O primeiro tema trabalhado foi o Itinerário da Água. Levantamentos preliminares da equipe do projeto demonstraram que existe um distanciamento físico, social, cultural e afetivo dos jovens em relação às águas e aos rios da cidade.

 Relevâncias:  O projeto discute a relação dos museus com questões socialmente vivas, mostrando a importância do estudo da cultura material no presente e justificando a potência das coleções dos museus na transformação social.

 

  • Fazer filosofia com o corpo na rua: experimentações em resistência- Faculdade de Educação (FaE)

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: renata lima aspis com grupelho- Grupo de Estudos e Ações em Filosofia e Educação

Breve descrição da pesquisa: Propõe-se a filosofia como atitude em que o movimento do pensamento se inscreve como atividade, ou como evento. Entende-se a filosofia como prática criativa, de elaboração de uma imagem do pensamento que se justifica enquanto acontece, inclusive por uma modalidade de funcionamento que, como na arte, procede por singulares passagens entre sensações e ideias. Aquilo que é próprio da atitude filosófica – o ato de evidenciar a significação do que acontece – aqui aparece como imanência do ato corporal expressivo, configurado em uma poética do instante e do gesto.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Foram realizadas doze “extervenções” na ruas de Belo Horizonte, ações filosóficas que intentaram despertar o interesse e o aprender nos passantes. Foram realizados três slam’s de filosofia, nas ruas de BH e essas experimentações resultaram em um livro “Fazer filosofia com o corpo na rua: experimentações em pesquisa” ASPIS. Belo Horizonte: Mazza editções, 2021.

Relevâncias:  O livro foi financiado pela CAPES, a partir de um edital de fomento do PPGE. A partir dos resultados dessa pesquisa foi criada uma nova linha de pesquisa no Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência, da FaE, que se chama artes e filosofias e resistências e. O grupelho segue a pesquisa, com fomento da FAPEMIG. E é sempre relevante misturar filosofia com arte e sair às ruas na luta contra o adormecimento das sensibilidades e a imbecilização da vida.

 

 

  • Memória, Pós-Memória e Narrativas na Educação Crítica em Língua Estrangeira e na Formação Crítica de Professores de LE – Faculdade de Letras (FaLe)

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Andréa Machado de Almeida Mattos (coord); Érika Amâncio Caetano (pos-doc); Mariana Adriele Coura (I.C.)

Breve descrição da pesquisa: Narrativas e histórias de experiências de professores em formação inicial e continuada são comumente usadas para compreensão das identidades de professores de línguas, já que estas tendem a ser influenciadas pelas experiências de vida desses professores e são armazenadas em sua memória. Por sua vez, o conceito de pós-memória surgiu mais recentemente e parece ainda não ter sido utilizado na formação de professores de línguas. Assim, este projeto de pesquisa pretende compreender as possibilidades de uso do conceito de pós-memória na formação de professores de línguas, por meio de narrativas de suas experiências de vida. Este projeto interessa-se, pois, em explorar mais a fundo as influências de eventos históricos traumáticos, como o Regime Militar Brasileiro, nas identidades e na formação inicial e continuada dos professores de inglês no Brasil por meio de narrativas e histórias de suas experiências. O objetivo principal deste projeto é, então, analisar as relações e interrelações entre memória, pós-memória e experiências de vida e identidades de professores de inglês em formação, principalmente no que se referem às experiências relacionadas às influências do período militar brasileiro na educação e no ensino de línguas.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa:

Artigos completos relacionados ao Projeto:

COURA, MARIANA ADRIELE ; MATTOS, ANDREA MACHADO DE ALMEIDA . Formação crítica de professores de língua inglesa: A pós-memória como resistência. REVISTA X, v. 16, p. 1614-1631, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82270.

MATTOS, A. M. A. IN MEMORIAM: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PÓS-MEMÓRIA NO BRASIL DE HOJE. REVISTA X, v. 15, p. 15-20, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i4.76141

MATTOS, A. M. A.; CAETANO, E. A. Memória, pós-memória e formação crítica de professores de línguas. LÍNGUAS & LETRAS, v. 20, n. 46, p. 167-186, 2019. http://e-

revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/21611/pdf

MATTOS, A. M. A.; CAETANO, E. A. Memory, Postmemory and Critical Language Teacher Education. Analecta Política, v. 8, n. 15, p. 235-254, 2018. DOI: https://doi.org/10.18566/apolit.v8n15.a04

 

Resumos publicados em anais de congressos:

MATTOS, A. M. A.; CAETANO, E. A. Remembering the past, educating for the future: postmemory in language teacher education in Brazil. In: 7mo Seminario Internacional de Desarrollo Profesional de los Docentes de Lenguas Extranjeras, 2019, Medellin. Libro de Resúmenes. Medellin: Universidad de Antioquia, 2019. p. 24-25.

MATTOS, A. M. A. Oficina: HISTÓRIA E MEMÓRIA NA FORMAÇÃO CRITICA DE PROFESSORES. In: V SEFELI – Seminário de Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa, 2019, Aracaju – SE. Resumos. Aracaju – SE: Universidade Federal de Sergipe, 2019.

MATTOS, A. M. A.; COURA, M. Formação Crítica de Professores: a pós-memória como estratégia de resistência. In: V CID – Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação, 2019, Uberlândia. Caderno de Programação e Resumos. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2019. p. 43.

MATTOS, A. M. A.; CAETANO, E. A. Roda de Conversa – Diálogos Itinerantes na UFPR: História e Memória – Problematizando Experiências de Vida na Formação de Professores. In: FICLLA – Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada: práticas e transgressões, 2018, Curitiba. Anais Eletrônicos – Revista X. Curitiba: UFPR, 2018. p. 16-16.

COURA, M. A.; MATTOS, A. M. A. Pôster – Pós-Memória: Conceitos, Definições e Problematizações. In: I FICLLA – Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada, 2018, Curitiba – PR. Anais do FICLLA. Curitiba – PR: Universidade Federal do Paraná, 2018. p. 38.

MATTOS, A. M. A.; CAETANO, E. A.; JORGE, M. L. S.; JUCA, L. Roda de Conversa – Diálogos Itinerantes na UFPR: História e Memória – Problematizando Experiências de Vida na Formação de Professores. In: I FICLLA – Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada, 2018, Curitiba – PR. Anais do FICLLA. Curitiba – PR: Universidade Federal do Paraná, 2018. p. 16.

Relevâncias:  Esta pesquisa recebeu bolsa de produtividade do CNPq de 2018-2021 e a coordenadora foi escolhida como professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

  • Desenvolvimento de Protótipo para estudos dinâmicos de Estações de Tratamento de Efluentes Industriais -Escola de Engenharia

 Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Idalmo Montenegro de Oliveira

Breve descrição da pesquisa: Desenvolvimento de Protótipo para estudos de tratabilidade de efluentes industriais.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Primeira versão do protótipo montado

Relevâncias:  Desenvolvimento de Tecnologias Limpas

 

  • Estudo das Trajetórias Formativas e da Inserção Profissional de Egressos dos Cursos de Licenciatura em Universidades Federais – Faculdade de Educação (FaE)

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Suzana dos Santos Gomes, Leandra Carolina Gomes da Silva (Integrante), Larine Avelino da Silva (Integrante), Fabiany Silva Ferreira dos Santos (Integrante), Ernane de Oliveira (Integrante) e Rayssa Yasmin Pires dos Santos (Integrante)

Breve descrição da pesquisa: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar egressos de cursos de licenciatura, analisando a trajetória acadêmica, qualidade da formação e atuação profissional. Indaga-se, nesta pesquisa, como as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos e as Diretrizes Nacionais para formação de professores estão direcionando a formação docente para atuação na Educação Básica. Este estudo de caráter qualitativo terá como procedimentos metodológicos a revisão de literatura, a pesquisa documental sobre as normatizações dos referidos cursos e sua organização curricular, aplicação de survey online e entrevista semiestruturada com egressos, concluintes no período de 2008 a 2020.  O acompanhamento de egressos permitirá a avaliação do desempenho dos programas de formação inicial de professores e a promoção de políticas públicas para a formação docente, como também análise da inserção e permanência dos egressos no mundo do trabalho.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa:

Relevâncias:  

 

  • Leitura literária digital para crianças e adolescentes em hospitais- Faculdade de Letras (Fale)

 

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Daniervelin Renata Marques Pereira, Adriane Teresinha Sartori, Mariotides Gomes Bezerra (coordenadoras), Anna Karolline Alves Marques (bolsista da graduação), Fernanda Riggio (pesquisadora mestranda vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da FALE/UFMG)

 Breve descrição da pesquisa: A pesquisa pretende analisar a leitura literária realizada em dispositivos eletrônicos (e-readers) por crianças e adolescentes em contexto hospitalar, tendo como espaço da pesquisa o Hospital das Clínicas da UFMG. A partir de pressupostos teórico-metodológicos definidos pelos defensores de estudos de “letramento literário”, especialmente Cosson (2014), e da experiência da equipe de pesquisa na utilização de livros impressos em ambiente hospitalar, propomo-nos a investigar o impacto da introdução de e-books e as implicações da sua leitura, vislumbrando novos caminhos teórico- metodológicos apropriados a essa nova realidade. A pesquisa é financiada pela FAPEMIG para 2022 e 2023.

 Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Graças ao financiamento da FAPEMIG, foram adquiridos 8 e-readers (Kindle) e uma bolsa de pesquisa para estudante da graduação. Até o momento, já realizamos uma revisão bibliográfica sobre letramento literário e letramento digital, e a bolsista já realizou três semanas seguidas de observação e interação com as crianças, adolescentes e seus acompanhantes no HC/UFMG, de modo a apresentar informalmente a pesquisa, realizar uma entrevista inicial, solicitar assinatura em termos de consentimento e assentimento para a participação na pesquisa (de acordo com critérios de ética em pesquisa científica com seres humanos) e iniciar as primeiras experiências de uso dos e-readers adquiridos. Estão sendo gerados diários de campo, para que a equipe possa acompanhar as atividades e desenvolver uma proposta teórico-metodológica de leitura digital no hospital, o que esperamos como um dos produtos do projeto. A mestranda da equipe faz pesquisa atrelada ao projeto, com o objetivo de gerar uma matriz de habilidades de uso do dispositivo de leitura digital para o contexto hospitalar.

 Relevâncias:  A pesquisa tem o potencial de auxiliar no incentivo à leitura no hospital, abrindo várias possibilidades de recursos agregados pelo dispositivo digital, além de facilitar sua higienização, que é questão importante nesse contexto. Com as pesquisas de campo e bibliográfica, esperamos poder compartilhar uma proposta metodológica que possa ser replicada em outros hospitais, além de servir a pesquisas e formação de professores.

 

  • Portal do Bicentenário da Educação – Faculdade de Educação/FAE

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Luciano Mendes de Faria Filho

Breve descrição da pesquisa: A pesquisa se propõe a produzir, editar e disponibilizar conteúdos de todas as áreas do conhecimento sobre o Bicentenário com e para as professoras da escola básica. É uma rede de ensino, pesquisa e extensão que envolve pessoas de todo o Brasil.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa:

Produção de conteúdos novos sobre o bicentenário

Disponibilização de conteúdo em um Portal

Produção e disponibilização de documentários e filmes

Formação de pessoal sobre o tema

Organização e realização de cursos online

Relevâncias:  O projeto apresenta grande relevância por aproveitar a efeméride para discutir o passado e debater o presente do país. É o único projeto público de discussão.do bicentenário junto à escola básica, assim como é um dos únicos projetos em rede sobre o assunto.

 

  • AS (D)EFICIÊNCIAS NA GESTÃO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: um olhar sobre a perspectiva da diversidade – Escola de Ciência da Informação (ECI)

 

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: professora Dalgiza Andrade Oliveira – Orientação de tese de doutorado defendida no PPGGOC/UFMG

Breve descrição da pesquisa: O acesso à informação, ao conhecimento, o uso da biblioteca e a prestação de serviços nas bibliotecas universitárias podem ser dificultados àqueles usuários com deficiência auditiva, física, múltipla, visual, intelectual, com Síndromes, Transtornos dentre outras tipologias. À vista disso, tem-se o problema de pesquisa: como a biblioteca universitária minimiza as desigualdades existentes entre o atendimento e o uso da biblioteca do usuário com deficiência e o sem deficiência se em sua gestão práticas inclusivas não são contempladas? Realizou-se um levantamento de investigações em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil para conhecer um breve estado da arte na temática investigada. A investigação teve o objetivo geral de analisar a gestão dos Sistemas de Bibliotecas da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na perspectiva da diversidade de usuários para o acesso à informação e a inclusão nas bibliotecas universitárias. Para a realização do trabalho definiu-se como metodologia um estudo comparativo, sendo uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa a fim de responder aos objetivos propostos. O universo de estudo são os Sistemas de Bibliotecas da PUC Minas e da UFMG. A amostra intencional é composta pelos Reitores das Instituições de Ensino Superior, Pró- Reitores de Graduação, Coordenadores dos Núcleos de Inclusão, Diretores dos Sistemas de Bibliotecas, Bibliotecários Chefes/Coordenadores das bibliotecas setoriais, discentes com deficiência. A pesquisa empírica realizou-se por meio de pesquisa documental, análise dos sites dos Sistemas de Bibliotecas, aplicação de questionário eletrônico e entrevista semiestruturada online via Google Meet. Para a análise dos dados utilizou-se a Teoria da Contingência, Matriz de Documentos de Referência (normativas sobre PCD, acessibilidade e inclusão) e a Técnica da análise de conteúdo de Bardin.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Os resultados da pesquisa demostram que as desigualdades nas BU frente aos usuários com deficiência ainda permanecem. Essa temática está incipiente nos documentos normativos o que pode gerar barreiras às pessoas com deficiência. Participaram do estudo 35 discentes que se declararam com deficiência física, baixa visão, Transtorno do Espectro Autista, Surdez, deficiência intelectual, cegueira modular, visão monocular, TDAH, sobrecarga cognitiva e inibição cognitiva e Irlen. Da amostra de discentes 53,8% disseram que recebem parcialmente as mesmas condições de atendimento, atenção, acesso equitativo na BU se comparado com o usuário que não tem deficiência.

Relevâncias:  Incentivo à Gestão inclusiva em bibliotecas. Reflexão sobre usuários com deficiência. e a discussão da importância da acessibilidade em bibliotecas.

 

  • A influência da cobertura vegetal no conforto térmico urbano em uma região do semiárido Norte Mineiro – Instituto de Ciências Agrárias

 

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Stanley Schettino; Nicole Alves Oliveira

Breve descrição da pesquisa: A cobertura vegetal urbana realiza serviços ecossistêmicos importantes como: aumentar a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar, proporcionar maior conforto térmico, reduzir a climatização artificial, proporcionar consequências positivas à saúde humana e melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. No semiárido Norte Mineiro, região com elevadas taxas de insolação, altas temperaturas e baixas amplitudes térmicas, há a necessidade de compreender os efeitos benéficos da vegetação sobre o conforto térmico, visto que, a vegetação é responsável pela amenização das temperaturas mais elevadas, entre outros benefícios, sendo um importante componente regulador da temperatura urbana. Assim, esse estudo objetivou caracterizar as diferenças entre as temperaturas de ilhas de calor e áreas com cobertura vegetal em ambientes urbanos. Especificamente, analisar as variáveis microclimáticas nestes ambientes, através de índices de conforto térmico; e determinar quais destas proporcionam maior influência no microclima, além de quantificar o nível de conforto térmico proporcionado pela cobertura florestal utilizando o Índice de Calor (IC) e o Índice de Temperatura e Umidade (ITU).

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: As variáveis amostradas foram sensíveis às épocas do ano e à presença ou não de cobertura vegetal, permitindo afirmar que a presença da vegetação contribui para a diminuição da temperatura e aumento da umidade relativa do ar. E consequentemente gera a redução dos valores de IC e ITU, gerando a melhoria do conforto térmico. Os resultados indicaram haver forte correlação positiva entre as variáveis ITU e IC, com a temperatura e umidade relativa do ar, indicando que acréscimos de temperatura ambiente, são responsáveis por acréscimos significativos nos valores dos índices. Já a umidade relativa do ar apresentou forte correlação negativa com o IC, indicando que a diminuição em seus valores, associada à elevação dos valores da temperatura do ar, contribui significativamente para a piora do IC. Concluiu-se que além das áreas verdes serem significantemente mais frias, o fato das espécies da região ser caducifólias não reduz a eficácia da melhoria do conforto térmico proporcionada pelas mesmas.

Relevâncias: A presença de árvores realiza uma diferença significativa e positiva ao conforto térmico urbano, provando que há razões positivas para arborização urbana da cidade de Montes Claros, MG, visando à amenização do clima semiárido e proporcionando um maior bem-estar social, qualidade de vida e sustentabilidade.

 

  • Projeto sobre Ansiedade e Depressão em Universitários (PADu) – Faculdade de Medicina

 

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Elaine Leandro Machado

Breve descrição da pesquisa: O Projeto sobre Ansiedade e Depressão em Universitários (PADu) está realizando um estudo sobre a saúde mental dos estudantes e, para isso, promove uma pesquisa com alunos de instituições mineiras.

As instituições participantes são as universidades federais de Ouro Preto (UFOP), de Minas Gerais (UFMG), de Lavras (Ufla), de Alfenas (Unifal), de São João del-Rei (UFSJ), de Juiz de Fora (UFJF), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Uberlândia (UFU). O objetivo é avaliar a saúde mental e as mudanças ocorridas nos hábitos de vida e condições de saúde dos estudantes durante a pandemia de Covid-19.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Em análise de dados

 Relevâncias:  Altamente relevante considerando o cenário de pandemia pelo qual a comunidade acadêmica passou

 

 

  • Mapeamento das atividades circenses na UFMG/ és TUdo circo – Teatro Universitário

Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Maria Clara Lemos dos Santos – coordenação. Marcella Cacique e Rodrigo Santos (alunos bolsistas)/Wendell Guilherme; Gabriela Ribeiro e Ramon Franklin (alunos bolsistas)

Breve descrição da pesquisa: Mapeamento – mapear as atividades circenses na UFMG, trazendo a relevância do circo como campo de conhecimento e construtor de identidades, abarcando os saberes tradicionais, a produção de conhecimento e lugar de diversidade social, étnica, cultural, corporal. ésTUdo circo – comunicar sobre os saberes circenses de forma acessível, seja via Instagram, Podcast, Youtube, democratizando os saberes e as pesquisas circenses desenvolvidas na UFMG e sua relação com a sociedade.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Mapeamento: embora as atividades circenses estejam presentes dentro da UFMG (Festivais de Inverno, principalmente de 1985 a 1995; disciplina curricular obrigatória no TU desde 1992), ainda não é considerado como campo de conhecimento acadêmico, sendo difícil encontrar espaço em programas de pós-graduação, nos sistemas de fomentos dentro da UFMG. és TUdo circo: 16 encontros virtuais em 2020; Instagram @estudocirco; PODesTUdo circense – Podcast circense. Democratização das produções circenses na UFMG e brasileiras. Intensão das duas pesquisas: criar um banco de dados circenses e disponibilizar para o site da UFMG, viabilizando o acesso à sociedade.

Relevâncias:  Reconhecer o circo como campo produtor de conhecimentos corpóreos, sociais, educacionais, éticos, estéticos; disponibilizar as informações à sociedade; criar uma rede de circenses, amantes do circo, pesquisadores e fazedores circenses; promover atividades formativas inclusivas a partir dos saberes circenses; gerar acervo circense disponibilizado para além dos muros da universidade.

 

  • CULTURA INFORMACIONAL, SAÚDE MASCULINA E HOMENS EM CONSTRUÇÃO: modos de viver e ver – Escola de Ciência da Informação (ECI)

 

 Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Alberth Sant!Ana Costa da Silva(egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Doutorado obtido em dezembro de 2021.; Alcenir Soares dos Reis (Orientadora – ECI/UFMG0 Wagner Vasconcelos(Co-orientador – Fiocruz/Brasília

Breve descrição da pesquisa: A partir de um enfoque multidisciplinar, a pesquisa “CULTURA INFORMACIONAL, SAÚDE MASCULINA E HOMENS EM CONSTRUÇÃO: modos de viver e ver” teve por objetivo identificar, analisar e esclarecer as dimensões informacionais e culturais que se encontram subjacentes à relação do homem com sua saúde, tendo como sujeitos do estudo os trabalhadores da Construção Civil do Distrito Federal. Como aporte teórico, o estudo visou correlacionar as dimensões conceituais entre informação, cultura, cultural informacional e masculinidades, face ao propósito de apreender os sentidos de saúde atribuídos pelos sujeitos da pesquisa e suas práticas de cuidados. Metodologicamente, elegeu-se como lócus da pesquisa um canteiro de obras localizado em Brasília, no Plano Piloto. Por intermédio de uma abordagem quantiqualitativa, procedeu-se à coleta de dados em duas etapas, utilizando-se as seguintes técnicas: pesquisa documental, observação participante, questionário, entrevistas semiestruturadas e grupo focal.

 Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Os resultados da pesquisa revelaram que os trabalhadores da Construção Civil estão imersos em uma cultura informacional que molda e reforça os modos de perceber e agir em relação às demandas de saúde, conforme padrões socialmente estabelecidos, em termos de masculinidade hegemônica. Os sentidos de saúde e as práticas de cuidado apontados pelos entrevistados convergem para a preocupação em promover as condições necessárias para o desempenho profissional com vistas a garantir as condições de empregabilidade. No itinerário informacional desenvolvido por esses sujeitos, ficou evidente a consolidação de uma rede social de apoio, cuja centralidade dos laços fortes é representada pela figura feminina (esposa, mãe e filha) e pelo farmacêutico, enquanto o médico do trabalho da empresa e os colegas de canteiro de obra configuram-se como elos fracos, em função da escassez de trocas informacionais relativas às questões de saúde. Os resultados constaram, ainda, que condições de vida e de trabalho, nível de escolaridade, restrições financeiras, falta de serviços públicos de saúde com acolhimento humanizado, limitações e dificuldades associadas ao acesso às informações em saúde foram relatados como entraves ao autocuidado. Ao buscar compreender essa realidade empírica, colocou-se em questionamento a visão estereotipada de que os homens não cuidam da saúde.

 Relevâncias:  A pesquisa ora indicada, ao ter como centralidade a compreensão da relação entre informação-saúde- cultura-masculinidade(s), viabilizou-se uma importante interlocução entre as dimensões teórico- conceituais de distintos campos de conhecimento. Paralelamente a isso, desenvolveu-se um percurso metodológico em que se congregou essas dimensões que, como aportes fundamentais, permitiram uma aproximação e apreensão da realidade pesquisada. Acredita-se que esses elementos contribuem para o campo da Ciência da Informação, uma vez que, ao se propiciar as interações com áreas de saúde, ciências humanas e sociais, evidencia-se, de forma cabal, as potencialidades da informação como subsídio para a análise crítica dos fenômenos sociais. Dessa forma, os resultados da pesquisa constituem potencial contribuição para dinamizar e dar efetividade às ações de caráter amplo, em termos nacional, para a promoção integral da saúde masculina, tendo como pontos de reflexão os modos de viver e ver dos homens em construção.

 

 

  • Apropriação de práticas de numeramento envolvendo ideias, procedimentos e registros de relações métricas, em contextos de Educação de Pessoas Jovens e Adultas – Faculdade de Educação (FaE)

 Coordenação e/ou equipe envolvida na pesquisa: Grupo de Estudos sobre Numeramento: Angélica de Oliveira (Egressa Lecampo)

Daniel Xavier Almeida (Licenciando em Matemática –  Iniciação Científica) Diana Maritza Vanegas García (Doutoranda)

Eliziara Pereira Coutinho (Egressa Lecampo) Felipe Júnio de Souza Oliveira (Doutorando)

Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi (Pesquisadora Convidada) Gabriel Souza Santos (Mestrando)

Luana Silva Pereira (Licencianda em Matemática – Iniciação Científica) Lucina Soares Paixão (Egressa Lecampo)

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (Docente da FaE – coordenadora) Raquel Monteiro Pires de Lima (Doutoranda)

Rodrigo Carlos Pinheiro (Doutorando)

Breve descrição da pesquisa: Neste projeto, desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Numeramento – GEN, procuramos conhecer os modos como pessoas jovens, adultas e idosas, público real ou potencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), se apropriam de práticas de medir e de comunicar medidas. Neste ano, em especial, contando com a colaboração de egressas da Licenciatura em Educação do Campo e de estudantes em Iniciação Científica e da Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão, bem como de uma pesquisadora convidada do IFMG, colocamos em diálogo as empirias que subsidiaram os trabalhos de conclusão de curso de graduação, mestrado e doutorado, para considerar como as práticas de medida de mulheres que trançam palha para fazer chapéu na comunidade Lapinha de Morro do Pilar, das que produzem óleo de pequi em Rio Pardo de Minas, ou da que comercializa produtos na feira de Itaobim instauram tensionamentos nos valores associados à medição e ao registro da medida que a escola costuma veicular como “universais”.

Resultados alcançados ou em curso na pesquisa: Os questionamentos que a análise dessas práticas nos inspiram têm contribuído para repensarmos as abordagens pedagógicas das práticas de medir nos diferentes contextos de Educação Básica de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA)

Relevâncias:  Todo o esforço desta pesquisa e do Programa em que ela se insere é conhecer melhor as pessoas jovens, adultas e idosas pouco escolarizadas e reconhecê-las como sujeitos de conhecimento e de aprendizagens, de modo a melhor orientar as ações pedagógicas na EJA.